Quinta da Cavacada adquirida pela autarquia feirense para fins sociais e culturais

2412
Quinta das Camélias, Santa Maria da Feira (foto de José Rodrigues).

A Câmara de Santa Maria da Feira anunciou a aquisição da Quinta das Camélias, popularmente conhecida como Quinta da Cavacada, na freguesia de Fiães, por um milhão de euros, com o fim de “recuperar, preservar e devolver” o imóvel “à comunidade.”

Em comunicado, a edilidade refere que aquele espaço “preserva importantes histórias e estórias” em torno das ruínas do seu palacete antigo que acolheu ao longo do tempo escolas (Colégio Externato Pio XII, Escola Técnica de Coelho e Castro e, posteriormente, a Escola Preparatória de Fiães).

“Foi longa a negociação, mas está concluída e a Câmara da Feira vai adquirir a Quinta das Camélias, popularmente conhecida por Quinta da Cavacada. A proposta foi aprovada por unanimidade na reunião de Câmara de terça-feira, 11 de abril”, adianta a nota de imprensa.

Situada numa zona central da cidade de Fiães, a Quinta da Cavacada tem uma área total, entre a parte rústica e a urbana, de cerca de 50 000m2 “e, enquanto propriedade municipal, irá permitir a regeneração urbana da cidade de Fiães e conferindo-lhe uma nova centralidade”.

A Câmara Municipal pretende recuperar o palacete histórico para construir um auditório e uma residência assistida para idosos, dando uma resposta de âmbito cultural e social, em particular, à parte norte do território feirense.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.