Quase 300 quilos de pescado apreendido por ‘fuga à lota’

1264
Apreensão de pescado (GNR).

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Destacamento de Controlo Costeiro da Figueira da Foz, apreendeu ontem 297 quilos de pescado nas localidades da Gafanha da Nazaré e Figueira da Foz.

“No âmbito de uma operação de fiscalização destinada ao controlo das regras de captura e desembarque de pescado fresco, foram fiscalizadas embarcações de arrasto, estabelecimentos de armazenamento e viaturas de transporte de pescado, tendo sido detetadas diversas infrações”, refere a GNR em comunicado.

A ação permitiu apurar que o pescado não foi sujeito ao regime de primeira venda em lota, era desprovido de tamanho mínimo legal permitido de captura, circulava sem documentos de transporte e a embarcação não tinha o diário de pesca regularizado no momento da descarga.

Da ação resultou a apreensão de 175 quilos de polvo, 76 quilos de peixe galo, 35 quilos de tamboril e 11 quilos de dourada.

Segundo a GNR, foram identificados seis homens, com idades compreendidas entre os 30 e os 50 anos, e identificado um estabelecimento comercial de armazenamento de pescado, sendo levantados oito autos de contraordenação.

O pescado subdimensionado seria doado a instituições de solidariedade social da região de Aveiro e Figueira da Foz.

Comercio 780