Quase 220 quilos de bivalves apreendidos em Estarreja

2122
Apreensão de bivalves, Estarreja (Foto GNR).

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR apreendeu, ontem, em Veiros, concelho de Estarreja, 219 quilos de bivalves.

A carga foi detetada no âmbito de uma ação de fiscalização rodoviária dirigida ao transporte de pescado fresco e de moluscos bivalves.

Os bivalves tinham sido capturados” em zona considerada insalubre, estando a sua captura temporariamente interdita por presença de biotoxinas, constituindo assim um perigo para a saúde pública, motivo que levou à sua apreensão.”

Da ação, resultou a identificação de um homem de 40 anos idade e da empresa proprietária dos bivalves, tendo sido elaborado o respetivo auto de contraordenação.

A GNR relembra que “os moluscos bivalves, porque se alimentam por filtração da água, acumulam microrganismos e substâncias química”. Sendo assim, a salubridade reflete a contaminação microbiológica e teor em metais tóxicos das zonas onde se encontram, podendo, mesmo, conter níveis superiores aos existentes no meio ambiente. Por outro lado, existem perigos químicos associados aos bivalves, como as biotoxinas marinhas que são compostos tóxicos, produzidos por microalgas, que podem causar intoxicações.

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.