PSD quer requalificar centro de Ílhavo nas costas dos ilhavenses

1213
Jardim Henriqueta Maia, Ílhavo.
Smartfire 728×90 – 1

A maioria PSD na Câmara Municipal de Ílhavo, liderada por Fernando Caçoilo, chumbou a proposta apresentada pelos Vereadores eleitos pelo Partido Socialista, Eduardo Conde, Sérgio Lopes e Sara Pinho, que visava a realização de uma sessão pública, organizada pela autarquia, de apresentação e debate das propostas de requalificação do centro de Ílhavo promovidas pelo Município de Ílhavo.

O PSD clarifica assim que pretende levar a cabo aquelas intervenções de requalificação do centro da cidade nas costas dos ilhavenses, residentes e comerciantes daquela área do Município. Esta forma de atuar resultará no enfraquecimento da solução final, contribuindo para a continuidade do deserto de vivências sociais no centro da cidade.

O PS sublinha os avisos já lançados quanto à qualidade das propostas apresentadas. Reafirma que se a proposta não for substancialmente melhorada, estas empreitadas resultarão num mero rearranjo de uma requalificação feita há poucos anos, pelo que não justificará o investimento previsto de cerca de 2 milhões de euros. Exige-se que sirva para deixar de continuar mal e sem utilização para ficar definitivamente bem e gerador de vivências.

A proposta apresentada na última reunião de Câmara obteve os votos desfavoráveis dos quatro membros eleitos pelo PSD, resultando inviabilizada, persistindo assim, no entendimento do PS, uma enorme lacuna no planeamento daquelas intervenções, tendo em conta que a população não foi nem será auscultada sobre os seus anseios e preocupações quanto ao centro da sua cidade.

De recordar que o PS sempre defendeu que as propostas recentemente apresentadas pela maioria PSD, de requalificação do Jardim Henriqueta Maia, e sua envolvente, e de requalificação do parque da Malhada, ambas localizadas no centro de Ílhavo, e que já viram os respetivos anteprojetos aprovados em reunião de Câmara de 17 de janeiro de 2019, devem ser, como já anteriormente e insistentemente referiram os Vereadores do PS, objeto de amplo debate público.

Os autarcas do PS defendem que as referidas propostas se encontram em fase de anteprojeto e, por isso, ainda suscetíveis de alterações que as melhorem, tendo em conta que a sua centralidade compila diversas funções no território e que essa compatibilização exige que as soluções se baseiem no diálogo entre os diversos interessados, como o são os residentes e aqueles que ali desenvolvem atividades económicas ou outros que, legitimamente, pela sua competência técnica ou experiência cívica, entendam dar o seu contributo.

Os Vereadores do PS propuseram, portanto, que a Câmara Municipal promovesse uma sessão pública, destinada a toda a população, de apresentação e debate das propostas de requalificação referidas, divulgando, para o efeito, a iniciativa pelos meios habituais ao dispor da autarquia, e dirigindo convite aos residentes e comerciantes da área em questão.

Partido Socialista de Ílhavo

Publicidade, Serviços & Donativos