PSD lamenta que Governo tenha deixado cair requalificação do IC2

880
IC2, Oliveira de Azeméis.

A deputada do PSD Helga Correia lamenta que o governo tenha deixado cair a empreitada de requalificação do troço do IC2 que atravessa o concelho de Oliveira de Azeméis, anunciada em 2019. Na resposta à pergunta que lhe fora dirigida pelo grupo parlamentar do partido, o ministro das Infraestruturas vem agora dizer que o estado do pavimento “encontra-se em estado razoável”.

“Diversos projetos de resolução, do PSD e de outros partidos, foram aprovados pela Assembleia da República e deles resultou uma recomendação ao governo, que contou com abstenção do PS” – recorda Helga Correia, lembrando que o então ministro Pedro Nuno Santos anunciou que a requalificação do IC2 seria inscrita no plano de proximidade da Infraestruturas de Portugal e que o seu lançamento estava previsto para 2022.

Já em fevereiro deste ano, o grupo parlamentar social democrata questionou o novo ministro da tutela, tendo recebido agora a resposta de que a empreitada não seria prioritária, “aguardando-se melhor oportunidade para integrar no plano de investimento da empresa, devido à sua menor prioridade comparativamente com outras necessidades referenciadas.

Ao comentar a resposta da tutela, Helga Correia diz-se atenta e anuncia que “continuar a pugnar pela requalificação do IC, até porque o Parlamento aprovou, 2021, um projeto de resolução”, pelo que “não pode o governo desrespeitar uma deliberação da Assembleia da República”.

Recorde-se que o Grupo Parlamentar do PSD questionou o Ministério das Infraestruturas sobre a reabilitação deste troço, nomeadamente sobre o ponto de situação da empreitada anunciada em 2019. O partido já fizera, há três anos, uma recomendação ao governo no sentido de este promover a intervenção, mas foi, na altura, acusado de demagogia.

O IC2 tem sido palco de vários acidentes rodoviários, alguns dos quais com gravidade, destacando-se a curva junto ao Estádio Carlos Osório. Em 2016, foram realizadas algumas obras, nomeadamente a remarcação da sinalização horizontal, a antecipação do final da via de lentos existente no sentido sul/norte e a passagem de duas faixas para uma faixa no mesmo sentido, que, na ótica do PSD, “não têm sido suficientes para minimizar os acidentes naquela via estruturante para o concelho de Oliveira de Azeméis”.

“Na resposta que nos é dada, refere-se, apenas, a questão da qualidade do pavimento, quando, para nós, esse não é o único problema. É o próprio perfil da via que está em causa, pelo que não vamos desistir da ideia de que se impõe uma intervenção, porque é de vidas humanas que estamos a falar – concluiu Helga Correia.

Grupo parlamentar do PSD

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.