PSD de Albergaria quer Parque Verde da Cidade

2685
Albergaria-A-Velha.
Comercio 780

O PSD Albergaria-a-velha apresentou uma proposta para ser debatida na próxima sessão da Assembleia Municipal prevista para o dia 26 de Abril, no âmbito da gestão dos espaços verdes da cidade. Os Sociais-democratas propõem a construção de um Parque Verde no núcleo urbano da cidade.

O PSD Albergaria propôs a recomendação à Câmara Municipal que recupere e execute o projeto existente para o Parque Verde da Cidade, no âmbito da criação de uma Unidade de Execução que compreenda a Zona Desportiva, definida pela área entre o Pavilhão Gimnodesportivo, Piscina Municipal, Escola Básica de Albergaria e ETAR, que garanta um conjunto de ideias, estratégias e ações a desenvolver.

O objetivo é que neste novo espaço sejam criados pontos de encontro, lugares de discussão e, simultaneamente, de espaço informal de diversão para os jovens e idosos Albergarienses. A criação deste espaço-âncora seria uma referência na cidade e no Concelho, valorizando a parte física já existente e dinamizando toda a cidade, como mais-valia centrada nas pessoas para aí poderem passear, estar e conversar.

Segundo Rui Sousa, membro da Assembleia Municipal do PSD, “Esta proposta surge porque é no espaço público que se processam a maioria e as mais ricas interações sociais e são estas infraestruturas o elemento estruturante do funcionamento equilibrado do sistema urbano, com um papel integrador, de ligação territorial e funcional da cidade.”

O PSD Albergaria entende que não existe no tecido urbano consolidado da cidade uma centralidade declarada, impedindo que se afirme como pólo de atractividade, versatilidade e animação urbana. Sendo poucos os espaços existentes e de distribuição e configuração inadequadas – com invasão de veículos motorizados que causam poluição visual, sonora e atmosférica, bem como a falta de limpeza e iluminação – leva à sua degradação, induz o sentimento de insegurança e leva à desqualificação estética e ao surgimento de equipamentos urbanos impróprios e inadequados.

A localização deste novo espaço face aos principais equipamentos, serviços e unidades comerciais e a possibilidade de deslocação dos cidadãos por modos suaves em detrimento do uso automóvel, permitirá também alcançar com facilidade os locais de trabalho e habitação, aumentando a qualidade de vida dos Albergarienses.

PSD de Albergaria-A-Velha

Publicidade, Serviços & Donativos