Aveiro: PS e PAN juntam forças na corrida autárquica para gerar “grande movimento cívico”

1925
Assinatura de acordo autárquico PS-PAN, Aveiro.
Comercio 780

Aveiro vai ter uma terceira coligação a disputar as eleições autárquicas de setembro deste ano.

Além das coligações ‘Aliança com Aveiro” (PSD-CDS-PPM) e da CDU (PCP-Os Verdes), agora o PS e o Partido das Pessoas, Animais e Natureza (PAN) anunciam listas conjuntas.

A coligação chama-se Viva’Aveiro. É a primeira vez no concelho que o PS faz uma coligação autárquica.

O requerimento a pedir a obrigatória formalização junto do Tribunal Constitucional “foi simbolicamente assinado em Requeixo, numa ação identitária”, explica um comunicado, mostrando, desta forma, o empenho em “eliminar periferias, concretizar a coesão, escutar todos os aveirenses para, com eles e para eles, construir um programa de governação autárquica.

Manuel Oliveira de Sousa, pelo PS, e Rui Alvarenga, pelo PAN, assinaram o pedido que segue os seus trâmites.

A coligação é inédita na região de Aveiro e a segunda envolvendo os dois partidos a nível nacional, depois do acordo entre o PS e o PAN para Cascais.

O “trabalho político” conjunto feito pelos dois partidos, possibilitando esta “convergência”, pretende colocar em marcha “mais do que uma coligação”. PS e PAN dizem estar a lançar “um grande movimento cívico de partidos” e “encontro de movimentos de cidadãos e associações que vão Freguesia a Freguesia, lugar a lugar, bairro a bairro, porta-a-porta, unindo-se por Aveiro”.

Não são revelados, neste primeiro comunicado, informações sobre as listas a formar.

Ler comunicado.

O PS anunciou já Manuel Oliveira de Sousa como recandidato à Câmara e Francisco Picado para número um da lista para a Assembleia Municipal, bem como os seus primeiros candidatos a todas as Juntas de Freguesia, com exceção de S. Bernardo onde vai apoiar um movimento independente.

Nas últimas eleições autárquicas, o PS para a Câmara, com Manuel Oliveira de Sousa, teve 10.716 votos, ficando atrás da maioria de direita liderada por Ribau Esteves que foi reeleito com 16.787 votos.

O PAN, com uma lista liderada por Jorge Morais, ficou em quinto lugar com 1.139 votos (pouco mais de 3 por cento). O partido acabaria por eleger o seu primeiro deputado municipal em 2017.

Para já, foram anunciadas as candidaturas nas próximas eleições à Câmara de Aveiro de Nelson Peralta (BE), Manuel Oliveira de Sousa (PS), Miguel Viegas (CDU), Ribau Esteves (PSD-CDS-PPM) e Cândido Oliveira (Chega).

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.