PS Distrital destaca “empenho” do Governo no desassoreamento da Ria

721
Ria de Aveiro.

A Federação Distrital de Aveiro do Partido Socialista (PS) “congratula-se pelo avanço registado na empreitada de desassoreamento da Ria de Aveiro”, que este sábado “cumprirá mais uma etapa” através da assinatura do contrato de empreitada de dragagens, em Ovar, com a presença do Ministro do Ambiente.

“A concretização” projeto é visto como “uma vitória da região que só se tornou possível com o empenho do Governo” de António Costa. “Este é um investimento com a marca do Partido Socialista”, vinca o comunicado.

A empreitada “que terá início em breve” representa um investimento de 17,5 milhões de euros.

A Federação socialista lembra que o Governo empenhou-se “sem hesitações em resolver o problema estrutural da Ria de Aveiro, que se regista há dezenas de anos, sempre reclamado pelas forças vivas da região, sem a correspondente prioridade até à presente legislatura.”

A obra já implicou cerca de 1,5 milhões de euros na elaboração de diversos estudos e do projeto de execução, e deverá envolver mais um milhão de euros para implementação de programas de monitorização e fiscalização da empreitada.

O investimento há muito reclamado na região, “permitirá minimizar vários dos problemas que a ria apresenta, através da melhoria das condições de navegação dos canais, o reforço das margens em zona baixas ameaçadas pelo avanço das águas, a alimentação de sedimentos no litoral e a melhoria dos valores naturais com potencial social e económico para a Região de Aveiro.”