Proposta do Bloco para a criação de um plano de arborização em Esgueira aprovada por unanimidade

948
Edifício sede da Junta de Freguesia de Esgueira.

Na última sessão da assembleia de Freguesia em Esgueira, o Bloco de Esquerda apresentou uma proposta para a criação de um plano para a plantação de árvores, em número líquido positivo, no espaço público da freguesia.

A proposta dos Bloquistas pretende envolver na criação desse plano a Câmara Municipal de Aveiro, e que envolva os membros desta Assembleia, grupos de cidadãos e cidadãs, associações ambientalistas e técnicos da Universidade de Aveiro.

As árvores no espaço público são bastante importantes a vários níveis. Desde logo aumentam a qualidade de vida; as árvores absorvem partículas finas que são prejudiciais para a saúde pública e que abundam nas zonas habitadas em resultado das emissões dos veículos automóveis, de atividades industriais ou de incêndios florestais; as árvores têm ainda a capacidade de absorver em parte o ruído típico destas zonas.

As árvores no espaço público têm um papel relevante na mitigação às alterações climáticas ao permitirem o arrefecimento de áreas urbanas, contrariando o efeito que estas zonas têm na temperatura.

No seu conjunto as árvores são essenciais para combater o efeito de estufa. As árvores no espaço público tornam as áreas habitadas em áreas mais bio-diversas e agradáveis, pela sua presença, mas também por servirem de abrigo e alimento a várias outras espécies.

A proposta do Bloco foi aprovada por unanimidade.

Bloco de Esquerda

Publicidade, Serviços & Donativos