Projetos dos quebra-mares para defender as praias de Ovar estão a ser “ultimados”

6414
Estudo prévio de quebra -mares para o Furadouro.
Comercio 780

A Câmara de Ovar contratou “a expensas próprias” os projetos de execução de quebra-mares destacados das praias de Cortegaça e Furadouro e os respetivos estudos de impacto ambiental, que se encontram “a ser ultimados”.

Informação adiantada pelo presidente da edilidade, Salvador Malheiro, ao falar na sessão de abertura do ‘Workshop Prospetivo para a Consolidação das TICE na Economia do Mar’, que decorreu na praia do Furadouro.

Os projetos de alimentação artificial (designados de shot’s de areia), desenvolvidos pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) são ainda acompanhados de estudos de custo – benefício “com vista a serem determinadas as vantagens das intervenções.”

“Somos gente de ação, gente que procura as soluções e não os problemas, e nunca deitamos a toalha ao chão”, garantiu Salvador Malheiro citado numa nota de imprensa do município, ao dar conta das “várias diligências efetuadas e os passos dados em prol da defesa da costa, incluindo os que não são de competência municipal”.

Está prevista a candidatura dos projetos de execução ao POSEUR para suportar investimentos na ordem dos 16 milhões de euros.

Através da construção do Conjunto Habitacional da Boa Esperança, a Câmara procedeu ao realojamento de 30 agregados familiares junto ao mar, em Esmoriz, num investimento de dois milhões de euros suportados integralmente pela Câmara. Efetuar o realojamento da população da linha da costa, custaria mais de 100 Milhões de euros, “o que nos permite afirmar que a solução que apresentamos é seguramente mais vantajosa”, sublinhou o edil.

O município está “atento e disponível para novas e diferenciadoras soluções”.

O ‘Workshop Prospetivo para a Consolidação das TICE na Economia do Mar foi promovido pela Inova-Ria’, com o apoio da Câmara Municipal de Ovar e da SEMA – Associação Empresarial Sever do Vouga, Estarreja, Murtosa, Albergaria-a–Velha e Ovar.

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780