Projeto ‘EcoPateira de Fermentelos’ adjudicado / Intervenção vai melhorar fruição da margem

2376
Pateira de Fermentelos.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Junta de Freguesia de Fermentelos, concelho de Águeda, adjudicou a obra do projeto ‘EcoPateira de Fermentelos’.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Uma obra para reabilitação e valorização da margem da pateira na freguesia de Fermentelos com o preço contratual de 148.210 euros. O prazo de execução é de 243 dias.

A empreitada abrange uma parcela do território na Alameda Comissário Belarmino Ferreira de Oliveira, Largo do Emigrante e Rua Vale da Vergada (Bico).

O projeto conta com o apoio do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020) com cerca de 82 mil euros, tendo ainda garantia de financiamento municipal para o restante.  O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas deu parecer favorável.

Intervenções previstas

» Criação de duas zonas de cais de apoio a embarcações;
» Criação de dois parques de lazer;
» Tratamento das margens com técnicas naturais, anfiteatro, pesqueiros e torre de observação.

Maior lagoa natural da Península Ibérica

A pateira de Fermentelos, considerada a maior lagoa natural da Península Ibérica ocupa atualmente uma área de superfície e profundidade variáveis, de acordo com a estação do ano, que, no seu expoente máximo, atinge mais de 5 Km2. Estes, estendem-se, maioritariamente, pelo concelho de Águeda, abrangendo também o concelho de Aveiro e Oliveira do Bairro.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.