Projeto de “reabilitação e valorização” do Rio Levira concluído

1094
Rio Levira.
Dreamweb 728×90 – Video I

A intervenção de “reabilitação e valorização” do Rio Levira ao longo do seu curso nos concelhos de Oliveira do Bairro e Anadia chegou ao fim, tendo envolvido um investimento de 300 mil euros que foi financiado pelo Fundo Ambiental.

O município de Oliveira do Bairro promoveu uma sessão pública de encerramento do projeto para apresentar os resultados da empreitada e prestar esclarecimentos à população.

A sessão contou com Jorge Pato, vice-presidente da Câmara, e os técnicos João Alberty e Ana Paula Malo, em representação da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

“Jamais pensei que, em apenas 4 anos, conseguíssemos ter os nossos dois rios limpos”, referiu o autarca citado em nota de imprensa, lembrando, também, a intervenção feita em 2020 no rio Cértima.

Segundo João Alberty, da APA, os trabalhos decorreram “dentro da normalidade, apesar de algumas dificuldades” encontradas, persistindo “algumas situações poderão ainda ser corrigidas”.

Ainda assim, o técnico considerou que o Levira é “um rio que tem um valor ecológico enorme”, onde “se começa agora a ver sinais da existência de lontras e de guarda-rios e outros pássaros”, bem como de algumas espécies de peixes que começaram a aparecer.

As populações foram desafiaas a serem “s primeiras a cuidar do rio e a fiscalizar e denunciar de imediato sempre que detetarem algo que ponha em causa esse património natural.”

Medidas de proteção

O projeto de reabilitação e valorização do Rio Levira, nos concelhos de Oliveira do Bairro e Anadia incluiu medidas de proteção contra os fenómenos erosivos e estabilização do substrato edáfico e regeneração da sua capacidade produtiva, bem como ações para a integração das áreas no ambiente paisagístico circundante e regeneração dos habitats.

A empreitada contou com intervenções de corte e limpeza da vegetação arbórea, uma vez que o rio estava inacessível e as suas margens intransitáveis, de erradicação e controle de plantas invasoras, de reabilitação das margens do rio através da aplicação de técnicas de engenharia natural, tendo em vista a sua estabilização, e de valorização ecológica e paisagística, com a plantação de espécies arbóreas e arbustivas.

O rio Levira apresenta uma extensão total de 23,24 Km, percorrendo o concelho de Anadia, numa extensão de 12,55 Km, e o concelho de Oliveira do Bairro, numa extensão de 10,70 Km.

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.