Projeto de qualificação urbana da ligação da Rotunda das Pirâmides e a Pontes das Eclusas – Interesse Municipal

1391
Salinas de Aveiro.

O Executivo Municipal deliberou propor à Assembleia Municipal que declare o Interesse Municipal do projeto de qualificação urbana entre a Rotunda das Pirâmides e a Ponte das Eclusas, para ser possível o alargamento do perfil viário e relocalização da entrada do Ecomuseu da Marinha da Troncalhada.

A intervenção vai ordenar o espaço urbano, redesenhar e reorganizar as zonas de circulação com a redefinição dos novos acessos da Cidade aos diferentes polos de interesse e à A25, ao mesmo tempo que vai permitir a reformulação e aumento da segurança dos cruzamentos existentes e a valorização da função pedonal e ciclável, contribuindo decisivamente para a melhoria da mobilidade, da promoção dos modos suaves de transporte e do ambiente.

Esta obra constitui um contributo fundamental para a articulação com as várias intervenções do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro / PEDUCA, que se encontram em diferentes estádios de desenvolvimento.

É dimensão total desta operação que está em curso, que temos de cuidar e percecionar de forma integral e integrada, sendo que esta operação de desenvolvimento urbano tem o contributo específico de cada uma destas componentes: a ligação entre a Rotunda das Pirâmides e a Ponte das Eclusas, com a sua ligação íntima e próxima aos Canais Central e das Pirâmides, ao Rossio, às “Pontes” e à Avenida Dr. Lourenço Peixinho, à Ponte de São João e aos terrenos da Antiga Lota, assim como ao Bairro da Beira-Mar.

O processo segue agora para apreciação e votação da Assembleia Municipal.


Câmara de Aveiro

Publicidade, Serviços & Donativos