Projeto de desassoreamento da Ria em destaque promocional no POSEUR

2672
Dragagem da Ria de Aveiro.

O projeto de Transposição de Sedimentos para a Otimização do Equilíbrio Hidrodinâmico da Região de Aveiro – vulgarmente designado por Desassoreamento da Ria – foi o tema escolhido para uma promoção do POSEUR.

No âmbito das suas ações de comunicação, o Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recurso (POSEUR) escolheu empreitada em curso na Ria de Aveiro para criar um filme institucional de um minuto sobre sobre os trabalhos que decorrem em várias frentes.

O vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente e presidente da Polis Ria de Aveiro, Pimenta Machado, explica o contexto da obra, há muito almejada pelas populações.

Nas suas declarações, Pimenta Machado refere-se aos impactos que a obra terá no reforço das margens da Ria e do cordão dunar atlântico, mas não dá uma palavra sobre o efeito que a mesma terá no aumento das condições de navegabilidade dos canais da Ria [ver vídeo].

Ora, este aspeto é, a par do reforço das margens, um dos principais objectivos da obra em curso, que, por razões operacionais e também devido à pandemia do Covid 19, não irá terminar no prazo previsto, isto é, no final do ano.

Com o prazo de conclusão da obra a deslizar para o próximo ano, este será talvez o momento adequado para podermos todos ser um pouco mais ambiciosos e estender esta empreitada de desassoreamento aos ancoradouros e marinas das pesca profissional e da náutica de recreio de toda a Ria.

Trata-se de um esforço adicional que irá, naturalmente, ter alguns custos, mas é uma oportunidade de se concretizar uma velha aspiração de pescadores e desportistas náuticos aproveitando o facto de os meios estarem mobilizado na obra em curso.

MARIA – Movimento de Amigos da Ria de Aveiro

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780