Projetar na Europa “a cultura aveirense como fator de diferenciação do território” e internacionalização

1151
Dia da Cidade, 2019.

O presidente da Câmara de Aveiro anunciou hoje, na sessão solene do feriado municipal, que irá propor que a antiga EN 109, em toda a sua extensão no concelho, passe a ser designada como ‘Avenida Europa’, numa “homenagem permanente” à causa europeia.

Outra das novidades deixadas por Ribau Esteves prende-se com a data da apresentação da candidatura a Capital Europeia da Cultura de 2027, que está agendada para a noite 15 de junho, na freguesia de São Jacinto “num momento muito especial”.

A Europa, já com as eleições para o Parlamento Europeu em perspetiva, foi o tema escolhido para a sessão solene do Dia da Cidade.

O edil assumiu a “Europa” como “uma aposta incontornável e forte” da autarquia que a Câmara quer “intensificar e aprofundar” através da “utilização intensa e diversificada do espaço europeu”.

São várias “apostas com vida crescente nos próximos anos”, como a Maratona da Europa, que teve a sua primeira edição este mês. Um “importante instrumento de promoção territorial a pretexto da prática do desporto” que a autarquia ambiciona ver “reconhecida ao mais alto nível” alcançando “notoriedade mundial”.

Outro exemplo dado foi o lançamento do projeto Aveiro STEAM City, contemplada com apoios europeus, para “concretizar múltiplas ações nas escolas, empresas e de sensibilização dos cidadãos”, desde logo para o uso das novas tecnologias, mas também qualificação de recursos humanos, vivência espaço publico com recurso às tecnologias 5G e Internet das Coisas (Iot), com “vários projetos piloto” apontados para as áreas do ambiente, energia e mobilidade. Aveiro espera “dar um forte passo em frente no mundo digital e qualidade integral do desenvolvimento”, lembrou Ribau Esteves.

Por último, a candidatura a Capital Europeia da Cultura é assumida como uma oportunidade de “capacitação da rede e da programação cultural” de Aveiro e da região “com investimentos concretos” a propor no âmbito do Plano Estratégico da Cultura a apresentar em junho.

“Estamos apostados na afirmação da distinta cultura aveirense, fator principal de diferenciação do território, que queremos internacionalizar e fazer crescer com a partilha de experiências de outras cidades europeias, cuja cultura também vamos partilhando pela nossa oferta cultural”, afirmou o presidente da Câmara.

“Somos uma Câmara capaz e competente, com credibilidade e notoriedade, investidora por todo o município, numa aposta em honra o compromisso assumido com os cidadãos e elevar a qualidade de vida” – Ribau Esteves (áudio com resumo da intervenção).

“Vivemos um tempo na Europa e em Portugal em que não podemos seguir o exemplo dos que ameaçam sair e não saem, dos que ameaçam demitir e não se demitem; mas temos de assumir a aposta de continuar a trabalhar com empenho e determinação, mobilizando mais gente, com coragem e ritmo intenso” – Ribau Esteves (áudio com resumo da intervenção).

Tornar “Aveiro a cidade mais europeia de Portugal” – presidente da Assembleia Municipal

O presidente da Assembleia Municipal, no discurso inicial, tinha recordado o contributo da Europa para melhorar a qualidade de vida das populações. “Se a história nos ensina que Portugal e Aveiro sempre estiveram com a Europa, os nossos tempos demonstram como a ligação ao espaço europeu se tornou uma oportunidade para esta região”, disse Luís Souto, recordando “a luta nos anos 80 a campanha pela ligação rodoviária a Vilar Formoso”.

Os anos de integração de União Europeia têm sido “decisivos” para o desenvolvimento mas também para “a introdução de políticas amigas do ambiente, ordenamento do território e o extraordinário crescimento do campus” da Universidade, além de “projetos de requalificação e da ria que tornaram Aveiro um lugar de qualidade de que todos nos orgulhamos”, exemplificou ainda o presidente da Assembleia Municipal, lembrando ainda a importância dos fundos europeus em projetos PEDUCA (regeneração urbana) em curso ou outros ambicionados, nomeadamente após “os passos decisivos e determinados” dados pela Câmara para a expansão do hospital. “Agora não pode haver hesitações, dúvidas, dando pretextos para que outros adiem uma necessidade vital para toda a região”, alertou.

Aveiro, apelou ainda Luís Souto, não deve “esmorecer num contexto muito mais difícil” a sua “capacidade de mobilização e execução” para aproveitamento do novo quadro comunitário 20-30, deixando um desafio: “tornar Aveiro a cidade mais europeia de Portugal”.

“É bom que os cidadãos reconheçam as realizações concretas possíveis pelo projeto europeu (…), “um projeto de paz, de qualidade de vida (…) ameaçado por populismos mas também por laxismo cívico a que todos somos chamados a combater” – Luís Souto (áudio com resumo da intervenção).

O ferido municipal foi aproveitado, ainda, como é tradicional, para a entrega de condecorações honoríficas.

Artigo relacionado

Associação Académica, CVB e dois artistas recebem as condecorações honoríficas do feriado municipal

O feriado de Aveiro evoca também a sua padroeira, Santa Joana Princesa, com a procissão da tarde a ser um dos pontos altos das cerimónias religiosas.

Publicidade, Serviços & Donativos