Aveiro: Associação Académica, CVB e dois artistas recebem as condecorações honoríficas do feriado municipal

926
Paços de Concelho, Aveiro.
Comercio 780

A Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) e a Comissão Vitivinícola da Bairrada vão ser agraciadas com medalhas de mérito em prata pela Câmara de Aveiro aquando da sessão solene do Dia da Cidade, feriado municipal, agendado para o dia 12 de maio.

A proposta aprovada por unanimidade na reunião do executivo realizada, esta quinta-feira, na Junta de Freguesia de Aradas, prevê ainda a distinção (medalha de mérito em cobre) de dois artistas estrangeiros com ligação antiga a Aveiro: Xohan Viqueira (artista cerâmico espanhol) e Henk van Twillert (saxofonista holandês).

Segundo o presidente da autarquia, a sessão solene tem este ano como tema a Europa, sublinhando, ainda, as duas condecorações honoríficas a artistas no “quadro da preparação” do lançamento da candidatura a Capital Europeia de Cultura de 2027.

Na justificação das distinções, Ribau Esteves lembrou que AAUAv está a comemorar 40 anos “de parceria de tantos eventos” no município.

Curiosamente, a CVB também assinala este ano o 40º aniversário, assumindo-se a entrega da medalha como “um gesto de reconhecimento e de compromisso para reforçar a participação e empenho” de Aveiro na Bairrada, a que pertence por força do território mais a sul do concelho (Nariz). Os vinhos e os espumantes bairradinos têm lugar reservado no futuro posto de acolhimento de turistas a instalar quando a antiga estação da CP ficar reabilitada.

Sobre os artistas, de Xohan Viqueira foi recordada a sua ligação à bienal cerâmica, tendo sido o primeiro vencedor há 14 edições atrás. O espanhol manteve sempre grande proximidade a Aveiro, “que ajuda a divulgar pelo mundo fora”, e já foi um dos curadores da bienal, que regressa em novembro.

Muito conhecida é também a vivência como aveirense por adoção de Henk van Twillert, musico e professor holandês que assinala em 2019 os seus 40 anos.

Publicidade, Serviços & Donativos