Programa LIFE: Projeto na Ria de Aveiro recebe apoio da Comissão Europeia

734
Ria de Aveiro.
Dreamweb 728×90 – Video I

Uma ação para conservar a zostera marina na Ria de Aveiro figura entre entre os 171 projetos que a Comissão Europeia (CE) decidiu apoiar no âmbito do Programa LIFE para o ambiente e a ação climática, envolvendo mais de 396 milhões de euros.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

O projeto ‘Maricultura de Ria de Aveiro Subtidal Rewilding (SeaGrassRIAwilding)’ envolve um conjunto de parceiros que se propõem intervir na zostera marina (uma das três espécies de ervas marinhas em Portugal que está sob ameaça), incrementando “uma mudança de paradigma na restauração de ervas marinhas” com “programas de grande escala através da maricultura” que permitam “a conceção e execução conjuntas de ações de restauração”.

Segundo um comunicado da CE, os promotores do projeto, que é coordenado pela Universidade de Aveiro desejam aplicar, igualmente, “soluções inovadoras para a conservação das ervas marinhas e as necessidades de gestão do sistema”.

Artigo relacionado

UA coordena estudo para repovoar Ria com erva marinha ameaçada

Portugal tem sete projetos aprovados (lista completa) em áreas como natureza e biodiversidade, ambiente e eficiência de recursos, adaptação às alterações climáticas e transição para energias limpas. Além destes, Portugal tem também participação em cinco projetos de outros Estados-Membros (Espanha, Grécia, Itália, Roménia, Suécia) integrados na transição para energias limpas, na governação e informação em matéria do clima e na atenuação das alterações climáticas.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.