Programa 1.º Direito recupera três dezenas de fogos em S. João da Madeira

703
Habitação social, S. João da Madeira.

O ‘Programa 1.° Direito’ arrancou em S. João da Madeira com a reabilitação de 29 habitações sociais.

Segundo a edilidade sanjoanense, “será a primeira obra a ir para o terreno” na cidade, para a qual assegurou um financiamento de 100% para a realização dos trabalhos.

“Os contratos relativos à empreitada – dividida em três lotes – já foram assinados, na sequência dos concursos públicos lançados pela Câmara Municipal e que representam um investimento de cerca de 850 mil euros (a que acresce IVA)”, informa uma nota de imprensa após uma visita a alguns dos apartamentos a intervencionar.

Em alguns destes 29 fogos municipais , haverá ajustamento das tipologias, indo ao encontro das determinações do Regime Geral das Edificações Urbanas.

Na base deste processo de reabilitação – e de outras medidas que, entretanto, serão concretizadas em S. João da Madeira neste âmbito – está a elaboração e aprovação da E’stratégia Local de Habitação’, recorda a autarquia para quem se trata de “instrumento indispensável para a candidatura a financiamentos ao Programa 1.° Direito, tendo o município sanjoanense sido um dos primeiros a dar esse passo decisivo”.

Discurso direto

“É um investimento que vai reforçar e requalificar a oferta de habitação social no concelho, consistindo numa operação muito profunda de reabilitação de um total de 29 fogos, incluindo 21 na Praça Barbezieux, que vão beneficiar de uma intervenção muito focada na eficiência energética. A obra destes 29 fogos é um marco muito importante na reabilitação de habitação, em que o município tem investido imenso, como é o caso do grande investimento no Bairro do Orreiro. Estão-se agora a dar novos passos nesta área, estando em carteira outros projetos” – Jorge Vultos, presidente da Câmara Municipal.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.