Prioridade ao investimento industrial e à qualificação urbana em Esgueira

337
Túnel de Esgueira, Aveiro (foto divulgada pela Câmara de Aveiro).
Dreamweb 728×90 – Video I

O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves, esteve na manhã desta segunda-feira, 13 de maio, em Esgueira, no âmbito das diversas ações que a CMA leva a cabo por Todo o Município, enquadradas nas celebrações do Feriado Municipal, cujo dia se assinalou no dia 12 de maio. O Presidente da Câmara foi acompanhado pela Presidente da Junta de Freguesia, Ângela Almeida e por alguns Autarcas Municipais e da Freguesia.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Os trabalhos iniciaram-se com a visita ao local onde vai nascer uma via alternativa à Rua João Francisco Casal,facilitando a ligação ao nó de acesso às autoestradas, junto ao Estádio Municipal de Aveiro. Trata-se de um projeto, integrado no quadro da estruturação e melhoria da malha viária de acesso à Área de Acolhimento Empresarial – Aveiro Norte/ ZI Taboeira (AAE – Aveiro Norte), e que vai permitir a ligação entre a Rua Quinta das Oliveiras e a Travessa da Boavista.

Destaque também para a visita à obra em curso de construção de uma nova rotunda a poente do “Túnel de Esgueira”, no entroncamento entre a Rua de Viseu e a Rua Senhor dos Milagres, num investimento da CMA de 1,5 milhões de euros. A empreitada corresponde à segunda fase de requalificação urbana na envolvente ao referido túnel, com o objetivo de capacitar o importante eixo de ligação urbana à Avenida Dr. Lourenço Peixinho.

A intervenção está a resolver os principais conflitos e problemas na zona, quer no que respeita à qualificação geral do espaço público, como aos problemas de circulação pedonal, viária e estacionamento.

Está ainda prevista a recuperação dos painéis cerâmicos localizados nas duas paredes do túnel, assim como a instalação de um busto do Presidente Dr. Girão Pereira, em sua homenagem, nas imediações da nova rotunda, que esta obra vai criar.

Requalificação da rede viária em Santa Joana

Em Santa Joana, destaque para a visita à obra em curso, de reabilitação das ligações Azurva – Esgueira e Alagoas – Santa Joana, em curso na Rua da República, num investimento da CMA no valor de 1,7 milhões de euros.

A empreitada em desenvolvimento, respeita a vias com uma extensão total de 7,1 km, visando a reabilitação da ligação Esgueira – Azurva, o troço da antiga EN 230 entre a Rua D. Sancho I e a Rua da Areosa, enquanto que na ligação Alagoas – Santa Joana serão recuperadas a Rua de São Brás, Rua do Solposto, Rua do Barreiro, Rua 1.º de Maio, Rua da Boavista e a Rotunda junto à sede da Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA).

Tratando-se vias com elevado tráfego urbano e intermunicipal, é fundamental reabilitar e construir novas zonas pedonais, renovar a pavimentação e a sinalização existente, por forma a garantir mais e melhor segurança para condutores, peões e habitantes com servidão direta a estes arruamentos.

No decorrer da visita, o Presidente da CMA, RibauEsteves apresentou o ponto de situação do projeto do Eixo Rodoviário Aveiro – Águeda, na localidade de Santa Joana, uma via que será fundamental para a retirada de trânsito do centro urbano local, com claros benefícios para a qualidade de vida das comunidades circundantes e para o seu próprio desenvolvimento social e económico.

Câmara de Aveiro

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.