Primeiro fundo local de apoio à produção cinematográfica nasce em Estarreja

1398
AVANCA - Festival Multimédia.

A 23ª edição do Festival Internacional de Cinema AVANCA vai ficar marcada pela apresentação do primeiro fundo local de apoio ao cinema produzido em Portugal.

Com uma dotação de 20 mil euros anual, o ‘Avanca Film Fund’ terá a coordenação técnica e científica do Cine Clube de Avanca, entidade co promotora do encontro.

O fundo de apoio à rodagem de filmes e projetos audiovisuais no concelho de Estarreja, que chegou a ser anunciado para 2018, aceitará candidaturas de projetos de ficção, documentário, obras experimentais e animação.

Sem limite de duração, garante apoio, preferencialmente, a obras que sejam rodadas integralmente na localidade.

Para obras rodadas em outros espaços geográficos, apenas serão consideradas para efeitos de apoio as partes rodadas no território sede do AFF.

Apoiará preferencialmente projetos cinematográficos / audiovisuais de autores que participem no worshop de criatividade do Festival Internacional de Cinema AVANCA em pelo menos uma das suas edições anteriores à data da candidatura.

O município de Estarreja irá participar no fundo com 10 mil euros para pagamento exclusivo de atores e técnicos envolvidos na rodagem dos filmes que venham a ser selecionados e o Cine CLube de Avanca e a Filmógrafo comparticipam com outro tanto em utilização de equipamentos de produção cinematográfica, incluindo transporte de equipamentos e pessoas em Estarreja.

Fica em aberto a participação de outras entidades no AFF, para aumentar a dotação financeira.

A autarquia estarrejense considera que o projeto tem “inegável interesse” cultural, social, económico e turístico e ajudará a “reforçar o posicionamento do concelho no panorara cultural regional, nacional e internacional”, atraindo novos agentes culturais e criativos, bem como público e turistas.

A 23ª edição do Festival Internacional de Cinema AVANCA decorrerá de 14 a 28 de julho.

 

Publicidade, Serviços & Donativos