Prepare-se para a entrevista de trabalho em 10 minutos com estas dicas

916

Quando uma oportunidade aparece, é preciso aproveitá-la – mesmo que você tenha pouco tempo para se preparar. Surgiu uma entrevista de trabalho inesperada? Saiba que tem como estar pronto para participar em 10 minutos!

É claro que esse não é o cenário ideal. Em momentos como uma entrevista de trabalho, ter tempo para se preparar adequadamente pode ser essencial para o sucesso do candidato.

Ainda assim, existem dicas práticas que podem te ajudar em situações emergenciais, garantindo que você tenha o máximo de performance, independentemente da “pressão” que você está sentindo.

Dicas para uma boa entrevista de emprego

Uma recomendação que muitos recrutadores passam para os candidatos é que as pessoas se preparem com calma para uma entrevista de emprego.
Nesse sentido, algumas dicas básicas envolvem pesquisar sobre a empresa em questão, treinar as suas respostas, separar uma vestimenta adequada, enfim.
Entretanto, não é impossível que uma entrevista de emprego aconteça de modo inesperado. Além disso, muitas vezes você se preparou antecipadamente, mas está sentindo nervosismo poucos minutos antes de começar o processo seletivo.
Para não perder a oportunidade de conquistar um bom emprego, veja essas dicas para colocar em prática em menos de 10 minutos!

1. Seja educado com todas as pessoas da empresa

A partir do momento que você entra em uma empresa, está sendo avaliado. Por mais que a recepcionista não tenha peso na decisão de uma contratação, criar uma atmosfera agradável com a sua chegada pode ser muito positivo no processo de seleção.
Dessa forma, nos 10 minutos que antecedem a sua entrevista e que geralmente é o momento em que você chega no local indicado, seja educado e cordial.
Responda às pessoas com gentileza, se mostre aberto e disponível. Ao fazer tudo isso, você também tende a ficar mais tranquilo e menos ansioso.

2. Faça uma busca rápida sobre o que a empresa produz

Se você tem 10 minutos, você não tem tanto tempo para se preparar para uma entrevista de trabalho com profundidade. Porém, consegue “investigar” ou relembrar o que a empresa produz.
Nesse sentido, faça uma pesquisa no Google com o nome da empresa. Acesse o site da marca e veja o que ela faz e se tem alguma ação positiva, que merece a sua atenção.
Por exemplo, existem empresas que estão participando de um programa para atrair talentos de qualquer lugar do mundo, no ramo da tecnologia. Saber desse tipo de detalhe pode contar pontos a seu favor.

3. Relembre pontos chave da sua carreira

Muitas vezes, candidatos a vagas de emprego usam os últimos minutos antes da entrevista para pensar em respostas padrões para possíveis perguntas dos recrutadores.
Se você está pensando em fazer isso, saiba que é perda de tempo! Afinal, você não tem como saber o que o recrutador vai perguntar e, pensar demais em respostas padrões, pode fazer com que você fique confuso.
Ao invés disso, repasse mentalmente pontos chave da sua carreira até ali. Quais foram seus últimos trabalhos, quais desafios superou, o que aprendeu, enfim.

4. Evite usar as redes sociais nesse momento

Você sabia que o Instagram conta com 2 bilhões de usuários em todo o mundo? Isso significa que, provavelmente, você tem um perfil nesta rede social – e se não tem aqui, pode ter contas em outras redes.
E por mais que pareça importante checar algo na sua rede social, esse não é o melhor momento!
Com tantos estímulos e pessoas compartilhando coisas diferentes, é possível que você se sinta ainda mais pressionado. Ao invés de ficar tranquilo, a sensação será oposta, o que pode prejudicar o seu desempenho.
Vale até deixar o smartphone na bolsa para evitar a “tentação” de abrir uma rede social.

5. Faça ou se imagine na sua pose de poder

Há alguns anos, a psicóloga social Amy Cuddy palestrou em um evento sobre como a linguagem corporal influencia o modo como nos vemos e como os outros nos veem.
De acordo com os estudos de Cuddy, quando você faz uma “pose de poder”, que é uma postura confiante, como um super-herói, passamos a nos sentir confiantes de fato.
Talvez, enquanto você espera sua vez para entrar na entrevista, você não consiga fazer uma pose de poder, como colocar as mãos na cintura como a Mulher Maravilha. Entretanto, vale se imaginar na postura para te ajudar a gerar esse sentimento.

Estar bem preparado é fundamental

Uma entrevista de emprego pode gerar receio em qualquer candidato. Por conta disso, quanto mais preparado você estiver, mais condições de sucesso você terá.
Além disso, tente ver situações como essa, em que é preciso se preparar para uma entrevista de trabalho em 10 minutos, como uma maneira de treinar o seu psicológico em cenários de pressão. Tudo é um aprendizado.
Assim, na próxima vez que você passar por um processo seletivo, seja com muito ou pouco tempo de preparo, terá mais possibilidades de ser o escolhido!

Publicidade, serviços e donativos

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços em NotíciasdeAveiro.pt.

Aceder a plataforma online.

O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação não jornalística como é o caso deste artigo »» ler estatuto editorial.