Porto de Aveiro: Simulacro de incêndio, explosão e derrame testou resposta da Proteção Civil

3723
Terminal químico do Porto de Aveiro (simulacro de acidente).
Dreamweb 728×90 – Video I

Um incêndio num tanque de metanol das instalações da Bresfor, na zona portuária de Aveiro, seguido de explosão, causou três feridos, um dos quais em estado crítico.

O fogo foi combatido por dezenas de bombeiros, mobilizando outros meios de socorro e autoridades policiais.

O acidente num local onde passam produtos químicos perigosos e combustíveis não aconteceu na realidade, mas serviu de cenário a um dos principais simulacros incluídos no exercício europeu Cascade 2019, que está a decorrer em Portugal até 1 de junho.

Após o alerta de fogo, os primeiros meios ativados para o terminal de granéis líquidos chegaram pouco antes das 10:00.

“Viemos para um incêndio, com combustíveis altamente perigosos. Na avaliação e progressão encontrámos feridos”, relatou, no primeiro ponto de situação, Pedro Moniz, adjunto do comando dos bombeiros de Ílhavo (ouvir declarações completas).

O Porto de Aveiro tem várias empresas de produtos químicos e petrolíferos. “Há vários riscos, mas quanto a mim o risco químico tem de ser combatido logo à nascença, interfere com a saúde das pessoas”, lembrou Carlos Mouro, antigo comandante dos bombeiros de Ílhavo, lembrando que a corporação continua a necessitar de um veículo especial de combate a incêndios para “uma primeira intervenção forte” (ouvir declarações completas).

Num primeiro rescaldo do fogo no terminal químico, a presidente do Porto de Aveiro, Fátima Alves, destacou a boa resposta “sem falhas de comunicação” (ouvir declarações completas).

Os simulacros no Porto de Aveiro acontecem altura em que o seu parque de combustíveis está a ser ampliado.

Derrame de substância não identificada

A Proteção Civil testou, igualmente, os meios perante um cenário de derrame de substância não identificada nos contentores do terminal Norte do Porto de Aveiro, afectando trabalhadores do local e população nas áreas próximas (consultar ponto de situação divulgado pelo comando distrital)

Onda de inundação

O Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Aveiro recolheu informação sobre as zonas mais afetadas após a passagem da onda de inundação (consultar balanço).

Artigo relacionado

Sirene de alarme em Ribeiradio marcou início de mega simulacro na região

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780