Porto de Aveiro adere à missão “Restaurar os Nossos Oceanos e Águas até 2030”

290
Edifício-sede do Porto de Aveiro.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Administração do Porto de Aveiro assinou, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, em Coimbra, um compromisso com o charter da missão “Restaurar os Nossos Oceanos e Águas até 2030”, que contou com a presença da Chefe da Missão “Restaurar Oceanos, Mares e Águas” da Comissão Europeia, Elisabetta Balzi.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

“O Porto de Aveiro, com a assinatura desta carta de missão reforça o seu compromisso de prosseguir o seu processo de transição energética com vista à descarbonização da sua atividade e de continuar a contribuir para a proteção do ecossistema costeiro e da sua biodiversidade, bem como implementar um plano para gestão sustentável das zonas verdes na sua área de jurisdição. Assume ainda o compromisso de desenvolver estes projetos, criando sinergias com a comunidade portuária e envolvendo todos os parceiros no respeito pelos princípios plasmados na Carta de Missão “Restaurar os Nossos Oceanos e Águas até 2030” afirmou Eduardo Feio, Presidente da APA, S.A., no contexto da cerimónia de assinatura.

Este compromisso, que engloba projetos em curso, no Porto de Aveiro, nos domínios da descarbonização, restauro dos ecossistemas e promoção da biodiversidade, envolve os cidadãos e toda a
comunidade portuária e prevê um investimento na ordem dos 17,6 milhões de euros.

Os contributos do Porto de Aveiro para esta missão passam pelas ações de descarbonização que se encontra a desenvolver, em cumprimento da sua estratégia para a transição energética, pela
imersão de dragados para proteção da zona costeira e pela promoção da biodiversidade, através do desenvolvimento de um plano de gestão das zonas verdes na sua área de jurisdição, que visa a promoção das espécies autóctones e o controlo de espécies exóticas invasoras.

Os objetivos da missão visam proteger e restaurar os ecossistemas marinhos e de água doce e a biodiversidade; prevenir e eliminar a poluição dos nossos oceanos, mares e águas; e tornar a economia azul sustentável, neutra em carbono e circular.

A sessão “Traçando um Rumo Regional para a Missão de Restaurar os Nossos Oceanos e Águas até 2030: Fomentando Inovações Sustentáveis na Região Centro, Portugal” foi organizada pela CCDRC, em colaboração com a Universidade de Aveiro e com o projeto A-AAGORA, do qual o Porto de Aveiro é parceiro.

Porto de Aveiro

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.