Porque são os cartões de crédito mais úteis nos dias de hoje?

1914
Direitos reservados.
Dreamweb 728×90 – Video I

Podemos definir um antes e um depois da pandemia para, virtualmente, qualquer área da nossa sociedade e a forma como encaramos os cartões de crédito é, seguramente, uma delas.

Olhados com desconfiança e, mormente, associados ao endividamento no período pré-Covid-19, os cartões de crédito saíram do confinamento mental cidadãos para assumir um papel indispensável neste “novo normal”.

Só para se ter uma noção da sua importância, um estudo da fintech EuPago publicado no jornal Sol indicava, no início de abril, que os pagamentos em cartão de crédito tinham disparado desde que o governo declarou o estado de emergência. Nesses primeiros 15 dias, os pagamentos com recurso ao cartão de crédito cresceram 15,8% e, estimava-se então, que atingiriam os 32% a 17 de abril. Valores que ultrapassaram em larga medida o Paypal e o MBway. Quanto ao valor médio das compras feitas pelos portugueses nos primeiros 15 dias do estado de emergência, este estudo revela um aumento de 61%, passando de 25,54 euros para 40,94 euros.

Mas, afinal de contas, porque são os cartões de crédito indispensáveis nos dias de hoje? Vamos tentar dar resposta a esta pergunta nas linhas seguintes, fique connosco.

Cartões de Crédito: 9 razões para usar no dia a dia

Segurança

Além de o poder utilizar, virtualmente em qualquer estabelecimento (parece uma recordação vaga neste estado pandémico), ao utilizar um cartão de crédito estará a evitar a utilização de dinheiro físico, o que corresponde não só a uma maior segurança per si, como estará a prevenir a disseminação de vírus e bactérias que se alojam nas notas e moedas, em especial se o mesmo tiver incorporado a tecnologia contactless.

Compras online

Quase nem precisamos de explicar. Ao longo desta pandemia, a maioria das pessoas viu-se confrontada com a necessidade de comprar bens e serviços em lojas online e sites tendo-se deparado com a exigência de pagar as compras com cartão de crédito. As lojas online privilegiam o pagamento com o cartão de crédito, tornando o mesmo numa forma bastante mais simples e prática de realizar encomendas ou subscrever serviços como os de streaming (Netflix).

Poupança

Esta é uma das maiores vantagens dos cartões de créditos. O cashback, ou “devolução”, em português, é uma das vantagens que o cartão de crédito lhe oferece. Alguns cartões de crédito possuem cashback e se fizer compras com um deles pode vir a receber uma percentagem da compra no mês seguinte. Basicamente, o cashback significa que uma porção do dinheiro gasto pode voltar a entrar na conta do comprador. O valor devolvido depende sempre de uma percentagem pré-estabelecida pelo banco ou pela instituição financeira que emitiu o cartão. Esta percentagem varia normalmente entre 1% e 3%. É importante salientar que quanto mais gastar, mais dinheiro irá receber em cashback.

Entre as várias soluções de cartões de crédito com cashback, uma das mais generosas encontra-se no Unibanco. Os cartões de crédito Unibanco com adesão 100% digital estão, neste momento, a promover a oferta de Cashback que permitirá ao seu detentor receber até 200€ de volta nas compras realizadas durante os primeiros 12 meses. O crédito do valor da oferta de Cashback será feito trimestralmente. Em termos concretos, falamos para valores de cashback que podem oscilar entre os 20 euros mensais para um montante de compras ou adiantamento de numerário a crédito igual a superior a 500 euros e os 5 euros mensais para um valor entre 100 e 299 euros em compras e adiantamentos.

Ainda no campo das vantagens, um cartão de crédito Unibanco com cashback dá ao seu detentor, para além do direito a usufruir de uma série de vantagens, entre as quais 20 a 50 dias de crédito sem juros, anuidades gratuitas, descontos em moda, eletrodomésticos, combustíveis e pontos que valem prémios, a possibilidade de pedir o seu cartão de crédito online. A aposta em soluções digitais, uma marca já identitária do Unibanco, ganhou, recentemente, um novo ímpeto com o lançamento da campanha “Eu conto com o Unibanco no meu dia-a-dia” que demonstra várias situações reais onde podemos contar cartão Unibanco.

Facilidade de pagamento

Ou porque o salário se atrasa, ou porque o mês foi mais “comprido” do que o desejável, o cartão de crédito acaba por ser uma solução rápida e prática que lhe permite o pagamento total ou parcial de determinado produto ou serviço.

Descontos e ofertas

Tal como verificamos aquando da alínea da poupança, cartões de crédito como os disponibilizados pelo Unibanco permitem que o seu titular possa usufruir de diversos descontos, promoções e ofertas em diversos estabelecimentos. Não deixa de ser necessário que, na altura de escolher um cartão de crédito, tenha atenção a diversas questões como: taxas de juro, ofertas e promoções a que tem direito, isenção da anuidade, etc.

Vantagens em serviços

À semelhança do cashback, a possibilidade de acumular milhas ou pontos pode trazer algum retorno financeiro. Neste caso é usado um sistema de acumulação de pontos (por cada compra efetuada com o cartão) que, ao atingir um determinado limite, poderá trocar por bens ou serviços. Por cada euro de compras pagas com o cartão de crédito, o cliente acumula 1 ponto. Estes pontos podem ser trocados por aluguer de automóveis, eletrodomésticos, vinhos ou gadgets.

Benefícios no crédito à habitação

A maioria dos bancos está disponível para negociar o spread, basta que seja flexível na contratação de outros serviços do banco. Se vai transferir o seu crédito à habitação, ter um cartão de crédito associado à conta à ordem é frequentemente uma das condições para conseguir um spread mais atrativo.
Este cartão é, na maioria dos casos, gratuito e exige apenas uma compra mensal para continuar ativo.

Registo de compras

Esqueça as listagens Excel ou as agendas carregadas de faturas agrafadas, um dos principais benefícios associados a ter cartão de crédito, passa pela facilidade de analisar todas as compras que faz com o mesmo, sendo desta forma mais simples analisar mensalmente todos os gastos que tem. Basta aceder a qualquer hora ao registo eletrónico do cartão de forma a monitorizar os gastos mensais.

Escolha do pagamento

Se vai efetua compras com o cartão de crédito, é comum poder escolher qual a percentagem que vai pagar. Por exemplo, qualquer um dos cartões de crédito Unibanco permite-lhe fracionar as suas compras de valor igual ou superior a 300€ em 3 vezes, sendo que se fizer o pagamento total dos fracionamentos nos 50 dias seguintes ao crédito não terá de pagar juros. Para além disto, poderá, ainda, escolher o dia em que o pagamento vai ser realizado e se o quer efetuar na totalidade ou em prestações.

Publicidade, Serviços & Donativos

O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação institucional ou não jornalística, nomeadamente o canal ‘Comunicados’, assim como informação útil, promoções comerciais ou inclusão de referências publicitárias, como é o caso deste artigo, utilizando os canais ‘Iniciativas’, ‘Roteiro’ e ‘Aveiro Work Point’ »» ler estatuto editorial