Por uma vida

2254
"Jersey - Por uma vida".

Entristece-me comparar os 7000 quilómetros no estrangeiro a pedalar em paz e sossego e o medo catastrófico de fazer sequer um quilómetro em Portugal.

Por António Girão *

Tenho um sonho!

Ver partir um aluno, assistir à despedida de um amigo, conhecer a família de um ciclista que nos deixou, ler a notícia de mais um acidente mortal com ciclistas nas estradas portuguesas tem sido uma constante na minha vida.

Sou professor! Há quase 40 anos! Não poderia deixar-me ficar quedo, surdo e mudo perante estas desgraças!

Depois de ter direcionado a minha vida desportiva para a solidariedade, fiz contas à mesma: à vida. Havia que lutar contra a morte de ciclistas nas estradas portuguesas. A comparação era fácil! Duas Voltas a Portugal a Pedalar: uma pela Casa Acreditar, a outra pela Segurança dos Ciclistas na Estrada.

Cerca de 5000 quilómetros somados. Duas viagens, a pedalar, entre Roterdão e o Porto, pela Construção da Ala Pediátrica do Hospital de S. João e Amesterdão a Oliveira do Bairro, a pedalar pela Kikas, uma criança com paralisia cerebral. Foram cerca de 7000 quilómetros a pedalar pela Europa (Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, França, Andorra e Espanha. Depois de cerca de 240 000 quilómetros a pedalar em rolo por causas humanitárias, em feiras, no Festival Bike, em eventos desportivos, em passeios de estradas nas praias, em todo o lado.

Depois de distribuir mais de 20 000 autocolantes apelando à segurança nas estradas, em eventos desportivos, em semáforos, depois de mais de 5000 textos sobre a temática e com mais de 3 500 000 likes nas redes sociais e de muitas outras iniciativas… decidi partir para uma campanha que considerei uma esperança para EVITAR A MORTE DE CICLISTAS NAS ESTRADAS PORTUGUESAS.

Entristece-me comparar os tais 7000 quilómetros no estrangeiro, a pedalar em paz e sossego e o medo catastrófico de fazer sequer 1 quilómetro em Portugal! Duro, mas verdadeiro! Muito duro!

Decidi, propor a uma empresa o fabrico de uma camisola para ciclistas com a simbologia da distância legal de afastamento de um automóvel para um ciclista.

Proposta aceite pela empresa!

Proposta aceita, de forma impressionante, carinhosa, incentivadora por ciclistas, por familiares de ciclistas, por amigos, por cidadãos anónimos. Felizmente!

A mensagem já passou para Espanhas, França, Brasil, Holanda, Bélgica, Alemanha, Hungria, Estados Unidos, Finlândia, Polónia, Dinamarca e Suíça. Estamos no bom caminho! Temos esperança!

Projetamos um encontro, num evento que temos a honra de ter ajudado a criar, com uma meia dúzia de amigos e idealizado por um grande amigo. Anualmente, já nos encontramos no Caramulinho cerca de 6000 ciclistas… num só dia!

Num ano, pretendemos distribuir cerca de 50 000 autocolantes, participar num programa de televisão, aparecer em jornais e revistas e, estranho, criar uma BIKE SOLIDÁRIA, assim nos ajudem!

Temos provas dadas! Os encontros com amigos em eventos desportivos assim o atestam, bem como as redes sociais, onde temos milhares de seguidores, os filmes de noticiários e afins, os artigos em jornais, em revistas…muitas coisas!

Precisamos de ajuda!

Temos um sonho! Queremos concretizá-lo, como já concretizámos todos a que nos propusemos! Assim nos ajudem!

NÃO QUEREMOS MAIS MORTES DE CICLISTAS NA ESTRADA!

Queremos divulgar as nossas lutas! Queremos divulgar o nosso JERSEY Por Uma Vida!
Ajudem-nos, por favor!

* Professor (artigo publicado originalmente na newsletter da ABIMOTA)

Mais informações – António Girão – Volta a Portugal pela Segurança dos Ciclistas

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780