Por um ministério da Agricultura com maior peso político

336
Vacaria (foto divulgada pelo Facebook da APROLEP).

As novas políticas europeias são desajustadas à nossa realidade e radicais. É importante obter a neutralidade carbónica, mas não há progresso e desenvolvimento sem racionalidade económica das explorações.

Por Marisa Costa *

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Os portugueses votaram pela mudança. Teremos um novo parlamento e um novo governo, em que a representação política é marcada pela pluralidade e pela diversificação, urge por isso procurar consensos alargados e colocar o país em primeiro lugar. A mensagem dos portugueses foi clara: criem sinergias, colaborem, unam esforços e GOVERNEM PORTUGAL.

Urge definir uma estratégia de crescimento e desenvolvimento para Portugal e esperamos que desta vez a agricultura e o setor agroalimentar sejam valorizados e potenciados.

A agricultura é feita pelos agricultores, mas a política agrícola vem do ministério e precisamos de um ministério forte, necessitamos de um ministério da agricultura que volte a integrar a pasta das florestas e que reveja a extinção das direções regionais.

Não se faz reordenamento do território sem políticas realistas e não se fazem políticas realistas sem proximidade e diálogo com o setor. Só há um caminho, temos que ter um ministério da agricultura com maior peso político, comprometido com o desenvolvimento e crescimento do país e com uma estratégia claramente definida.

As novas políticas europeias são desajustadas à nossa realidade e radicais. É importante obter a neutralidade carbónica, mas não há progresso e desenvolvimento sem racionalidade económica das explorações.

As explorações têm que ser sustentáveis do ponto de vista: ambiental, económica e social.

Nós os agricultores continuamos a dar o nosso melhor em busca da eficiência e da sustentabilidade mas compete a quem nos governa fazer a sua parte.

* Vice-presidente da APROLEP – Associação dos Produtores de Leite de Portugal . Editorial da revista ‘Produtores de Leite’.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.