Ponte suspensa de Arouca recebe prémio de arquitetura

1319
Ponte suspensa (Arouca).
Dreamweb 728×90 – Video I

O projeto da ‘516 Arouca – Ponte Suspensa’ recebeu o primeiro prémio ATEG de Arquitectura y Construcción Otilio García 2021, que foi atribuído pela Asociación Técnica Española de Galvanización, em Madrid, capital do país vizinho.

Segundo explica a edilidade arouquense, o prémio reconhece “as melhores obras de arquitetura e engenharia com a utilização do aço galvanizado em Espanha e Portugal”, promovendo, ainda, “as vantagens do uso do aço como um material chave na economia circular europeia pela sua capacidade de reutilização e durabilidade”.

A distinção premeia, também, “a relação do projeto com a sua materialização em aço galvanizado e a sua conexão com o meio envolvente.”

“O sucessivo reconhecimento – nacional e além fronteiras – feito a esta icónica obra sobre o rio Paiva é, mais um reconhecimento dos passos que, ao largo dos últimos anos, têm sido dados rumo uma promoção turística diferenciada e com valor acrescentado para o nosso território que conseguiram posicionar Arouca como uma referência na projeção das suas riquezas naturais e assim alavancar a economia da região”, reagiu a presidente da Câmara Municipal, Margarida Belém.

A ponte suspensa de Arouca foi projetada pelo Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade — Itecons, possuindo um vão de cerca de 516 metros e uma altura do rio de aproximadamente 175 metros, exibindo um tabuleiro em gradil metálico com largura útil de 1,20 metros, sempre com guarda lateral. A infraestrutura liga as margens do rio Paiva nas imediações da Cascata das Aguieiras e da Garganta do Paiva.

Representou um investimento total foi de 2,1 milhões de euros e foi cofinanciada em 85% (1,4 milhões de euros) pelo Programa Operacional Regional do Norte – NORTE 2020 (PROVERE), Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.