Polo de Ílhavo do FOR-MAR vai ser equipado com simuladores de navegação

908
FOR-MAR.

O Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar (FOR-MAR) adjudicou a aquisição de simuladores de navegação, num investimento ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do Fundo Azul.

O preço contratual é de quase 1,3 milhões de euros com prazo de execução de 300 dias. O polo de Ílhavo do FOR-MAR é um dos cinco que prestam formação que vai receber aquele equipamento para os cursos que ministra a marítimos. O preço base era de 1,475 milhões de euros.

O FOR-MAR tem em curso durante este ano “projetos nacionais e internacionais, em parceria com diversas entidades, especialmente no desenvolvimento de novas ofertas formativas, novos modelos de formação e na conceção de recursos pedagógicos que permitam processos formativos personalizados, flexíveis e centrados na autoaprendizagem”.

O investimento previsto, no âmbito do PRR, que se encontra em curso, é considerado como “de importância vital para a requalificação/ modernização das instalações e recursos pedagógicos do FOR-MAR, designadamente ao nível de simuladores e recursos interativos, que terão um contributo decisivo na qualidade da formação e consequentemente na qualificação dos recursos humanos do setor e no desenvolvimento tecnológico das empresas”.

A requalificação dos polos de formação do FOR-MAR, a modernização de equipamentos de formação e conceção de conteúdos e recursos pedagógicos interativos surgem entre as prioridades.

Em 2023, estão previstas cerca de 460 ações de formação, para um universo de, aproximadamente, 5.728 formandos, com um volume de formação previsto de 576.557 horas.

O polo de Ílhavo encontra-se a funcionar desde 1986 em instalações que pertenceram à antiga Caixa de Previdência e Abono de Família dos Profissionais de Pesca, com 14 salas de formação, incluindo oficinas várias. É, também, responsável por ações de formação que se realizem em instalações cedidas por outras instituições para o efeito, nas seguintes localidades: Costa Nova, Esmoriz, Gafanha da Boa Hora, Ribeira de Pardelhas, S. Jacinto, Torreira e Vagueira.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.