Polis Ria faz segunda tentativa para dar continuidade à rede de percursos na Pateira

2691
Pateira do Carregal, Aveiro.

A Polis Litoral Ria de Aveiro lançou uma nova empreitada para a requalificação e valorização da Pateira de Fermentelos, que inclui a criação de percursos (pedonais e cicláveis) nos municípios de Aveiro e Oliveira do Bairro.

O contrato da anterior foi resolvido em agosto de 2020 por dificuldades do próprio empreiteiro escolhido para os trabalhos.

As propostas do novo concurso com valor base de 630 mil euros deverão ser entregues até dia 16 de outubro. O prazo de execução da nova obra é de cinco meses.

A empreitada faz parte de uma rede de percursos em torno da Pateira de Fermentelos com espaços de estadia, de atividades lúdicas e de contemplação da paisagem.

O projeto prevê ainda plataformas de apoio à pesca, ordenamento e proteção de zonas contíguas ao percurso, recuperação ambiental e preservação da natureza envolvente.

A obra será financiada exclusivamente pela sociedade Polis Litoral Ria de Aveiro (verba proveniente da Comunidade Intermunicipal da Regiãod e Aveiro, através da comparticipação dos municípios de Aveiro e de Oliveira do Bairro).

» A intervenção no município de Aveiro terá uma extensão de cerca de 800 metros e permitirá a ligação entre os parques de Requeixo e do Carregal, os quais foram também intervencionados pela Polis. O traçado inicia-se a poente do parque de Requeixo, em pavimento em saibro, com uma largura de seis metros, de forma a permitir a passagem de veículos aos terrenos agrícolas. Após o primeiro entroncamento o pavimento é em betão poroso e a largura do percurso vai diminuindo uniformemente até atingir os 2,5 metros, altura em que encontra um passadiço em madeira, junto à lagoa, permitindo usufruir de uma paisagem única sobre o espelho de água. Após este entroncamento que o percurso é exclusivamente pedonal e ciclável;

» No município de Oliveira do Bairro, o percurso terá uma extensão aproximada de 3 quilómetros, entre o Parque da Lagoa e o Parque do Carreiro Velho, também intervencionado pela Polis, desenvolvendo-se a partir daí pelos campos dos arrozais. O percurso será feito em pavimento em saibro e betão poroso com larguras que variam entre os 2,5 e 3,5 metros e em passadiço em madeira, numa extensão de cerca de 500 metros, junto ao plano de água, permitindo desfrutar de toda a tranquilidade e riqueza deste habitat.

Artigo relacionado

Aveiro / Pateira: Construção de passadiços no Requeixo / Carregal parada

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780