POLIS II: Proteção dos campos entre as prioridades na Murtosa

412
Murtosa (Google maps).

O município da Murtosa está a contar com 10 milhões de euros de investimento no âmbito do chamado ‘POLIS 2’, a nova empresa estatal com participação da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) que dará continuidade ao trabalho da já liquidada Sociedade Polis Litoral Ria de Aveiro.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Informação transmitida pelo líder da edilidade ao prestar esclarecimentos durante a Assembleia Municipal.

Joaquim Batista, que também presidente à CIRA, adiantou aos deputados algumas das intervenções mais significativas que se prevê incluir no ‘pacote’ de investimentos no concelho.

As negociações com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para fechar o “modelo financeiro” conheceram avanços importantes nos últimos meses, deixando os 11 municípios associados com boas expetativas em torno da instalação e início de operações da nova empresa, que se deverá designar como RiaViva.

A POLIS II terá, tudo indica, uma “dotação global” de 90 milhões de euros. Na Murtosa, os 10 milhões de euros previstos serão aproveitados para “uma multiplicidade de projetos” de que o concelho carece.

É o caso de um intervenção desde os Ameirinhos até à ponte da Varela, para reforço de taludes e sobrelevação que permita minimizar o problema dos galgamentos, que já aconteceram pontualmente na ‘marginal’ da Rua Padre António e, mais recorrentemente, nos Ameirinhos.

Joaquim Batista apontou ainda a necessidade da construção de um dique entre a ponte da Varela e o Cais do Mancão, que “vai resolver a perda progressiva daquele bloco agrícola”, mais concretamente do lado direito da estrada principal.

O município está a contar com verbas, ainda, para o projeto que permitirá “o fecho do dique a norte da Ribeira do Martinho, até à Ribeira das Teixugueiras”.

Artigo relacionado

‘Polis II’ tem “apoio” do Governo para dar continuidade à valorização da Ria e “subir os rios”

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.