Imagem em educity.web.ua.pt.

Já imaginou passear com a sua família ou amigos pelas ruas da cidade e divertir-se a jogar com uma aplicação educativa? E se esse jogo promovesse a aprendizagem sobre o património natural, cultural e científico da cidade de Aveiro, enquanto ajuda a construir um futuro mais sustentável?

Por Lúcia Pombo *

É exatamente isso que propõe o EduCITY, um projeto inovador coordenado por Lúcia Pombo, Investigadora do CIDTFF da Universidade de Aveiro e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. O EduCITY partiu do sucesso do EduPARK, onde crianças e adultos exploram o Parque Infante D. Pedro com recurso a realidade aumentada, descobrindo espécies de árvores, azulejos históricos e curiosidades científicas enquanto jogam e aprendem.

Com o EduCITY, o parque deu lugar à cidade. A aplicação convida-nos agora a explorar ruas e edifícios emblemáticos de Aveiro, transformando-os em autênticas salas de aula ao ar livre, onde se aprende de forma contextualizada, autêntica e divertida. A cidade torna-se num laboratório vivo, onde os cidadãos assumem o papel de “cientistas ativos” e agentes de mudança. Tudo acontece através de desafios, realidade aumentada, pontuações e percursos interativos – sempre com a companhia da mascote Flamingo!

Uma das características mais inovadoras do EduCITY é permitir que professores, alunos e membros da comunidade participem ativamente na criação dos seus próprios jogos educativos, ajustados aos currículos escolares e aos desafios locais. Esta abordagem colaborativa e criativa pode ser aplicada a qualquer cidade do mundo, tornando o projeto escalável e verdadeiramente global. É uma forma de aprender fazendo, que promove simultaneamente a cidadania, o pensamento científico e a consciência para a sustentabilidade — tudo com uma forte base interdisciplinar e ligando o conhecimento à realidade vivida.

E como dar forma concreta a este percurso transformador? Com o lançamento do livro “Lessons Learned – EduCITY”, uma obra profusamente ilustrada que cruza narrativa, ciência e jogo. Mais do que um simples livro, trata-se de uma experiência interativa, que integra um jogo entre as suas páginas e convida o leitor a explorar, de forma lúdica, os principais produtos, aprendizagens e impactos do projeto. Tudo apresentado numa linguagem acessível, pensada para chegar a públicos de todas as idades.

O livro será apresentado no evento de encerramento do projeto, no próximo 17 de junho, às 18h30min, no Edifício Atlas, em Aveiro. A sessão contará com a presença de representantes da Universidade de Aveiro, da Câmara Municipal, da Fábrica Centro Ciência Viva e da equipa do EduCITY. Neste momento simbólico, será também assinado um protocolo que assegura a continuidade das atividades do projeto na oferta educativa da Fábrica da Ciência. O programa inclui ainda um momento musical com violino e um convívio informal.

A entrada é livre e todos os participantes inscritos receberão um exemplar gratuito do livro. Esperamos por si! Para garantir o seu lugar e o livro, inscreva-se aqui: https://shorturl.at/V4m2O

* Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.