Plano de Contingência para o Covid-19: Hospital de Aveiro encaminhou criança e mãe para urgência pediátrica de Coimbra

34251
Urgências do Hospital de Aveiro.
Dreamweb 728×90 – Video I

Uma criança e a mãe, residentes em Ílhavo, que estiveram até há poucos dias em França, foram encaminhados do Hospital de Aveiro para Coimbra no âmbito do protocolo que está a ser aplicado para pessoas com suspeitas de terem contraído o novo coronavírus Covid-19, acionado pela primeira vez na unidade hospitalar da cidade.

A administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) confirmou a chegada, da parte da manhã, ao serviço de urgência local de uma utente “recém regressada de França, com sintomas gripais”.

Atendendo às suspeitas, “foi acionado o Plano de Contingência para o Covid-19 do CHBV, com o contacto para a linha de apoio médico definida pela Direção Geral e Saúde (DGS), que orientou a sua transferência para o Hospital Pediátrico de Coimbra, onde irá ser realizada a respetiva análise”.

Ao final do dia, constava da informação oficial referência apenas aos primeiros dois casos positivos, do sexo masculino, ambos internados em hospitais do Porto. A TVI deu conta, durante a noite, de outros dois casos: um médico de 24 anos e uma médica de Vila Real.

Entretanto, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, disse segunda-feira à noite que os hospitais de Santo António e São João, no Porto, “esgotaram” a capacidade de internamento em quartos de pressão negativa para doentes suspeitos de infeção e foi decidiu mandar abrir camas noutras unidades da região norte (artigo publicado pelo JN).

Publicidade, Serviços & Donativos