Placa de comando “Less is More” vale prémio RED Dot à OLI

1135
“Less is More”, OLI.
Dreamweb 728×90 – Video I

A OLI recebeu prémios de Design do mundo, somando assim mais uma distinção que reforça o seu posicionamento de marca inovadora à escala global.

A placa de comando “Less is More”, fabrica pela empresa aveirense OLI, foi premiada com o ‘RED Dot Award 2021’, na categoria de ‘Design de Produto’.

Segundo uma nota de imprensa, o júri internacional que a avaliou o artigo classificou-o como “excelente produto de design”.

O galardão em causa é atribuído há seis décadas para distinguir o que de melhor se faz no mundo na disciplina do design, tendo contado com a participação de 60 países.

A placa de comando “Less is More” é da autoria do arquiteto italiano Alessio Pinto, que se inspirou na máxima “menos é mais” de Ludwig Mies van der Rohe (1886-1969), inspirada nos primeiros mecanismos de descarga de água de autoclismo da história.

Na peça em aço inoxidável, os botões de acionamento foram substituídos por dois cordões “que convidam a um novo olhar para este objeto, protagonista em qualquer casa de banho”, explica a OLI.

“Less is More” (OLI).

Discurso direto

“Num relance, percebemos o significado do mais e do menos. Os cordões – mais e menos curto – assumem a função de sinais analógicos para induzir uma ação clara e imediata. Aqui não há sinais ou símbolos a decifrar, apenas há uma escolha a ser feita com o primeiro olhar. Acreditamos que esta compreensão instantânea torna esta placa muito original e empática” – Alessio Pinto.

» Nos últimos anos, a OLI tem intensificado a sua relação com a arquitetura ao criar parcerias com arquitetos de referência como Álvaro Siza Vieira (Prémio Pritzker 1992), Eduardo Souto de Moura (Prémio Pritzker 2011), Romano Adolini e, agora, Alessio Pinto, que aplicaram o seu talento na criação de peças únicas, hoje presentes em todo o mundo.

» A OLI é a maior produtora de autoclismos da Europa do Sul. Exporta 80% da produção para 80 países dos cinco continentes. Em 2020, registou um volume de negócios de 60 milhões de euros. A empresa integra 419 colaboradores em Portugal. A fábrica trabalha ininterruptamente 24 horas por dia, sete dias por semana, e tem uma produção anual de 2 milhões de autoclismos e 2,8 milhões mecanismos. É a única empresa portuguesa a produzir autoclismos interiores. Atualmente, a OLI tem 38 patentes ativas.

+ informações em https://www.red-dot.org/

Publicidade, Serviços & Donativos