Pistas de BMX, XCO e Centro de Avaliação de Treino reforçam valências ciclistas únicas de Anadia

1519
Pista de BMX, Anadia.

4 de julho é a data agendada para abertura oficial das novas pistas de BMX (Sangalhos), XCO (Curia-Tamengos), informa a Câmara de Anadia.

Na mesma data, será inaugurado o Centro de Controlo e Avaliação de Treino (CCAT) localizado no edifício de apoio da pista de BMX, em Sangalhos.

João Paulo Rebelo, Secretário de Estado do Desporto de Juventude, estará presente, assim como outras personalidades ligadas ao ‘mundo do ciclismo’.

Segundo a edilidade de Anadia, a pista de BMX (investimento a rondar o milhão de euros) encontra-se localizada, junto ao Centro de Alto Rendimento (CAR)/Velódromo Nacional, em Sangalhos, “sendo a única, na Península Ibérica, com caraterísticas olímpicas”. Encontra-se apta para acolher a realização de grandes eventos internacionais, como campeonatos do Mundo e da Europa, assim como estágios de diferentes seleções nacionais e internacionais.

Já a pista de Cross Country Olímpico – XCO (200 mil euros) foi erguida na Curia, Tamengos, em antigos terrenos do parque de campismo, funcionando como uma extensão do CAR/Velódromo Nacional.

“A natureza aberta do XCO atrai jovens praticantes, desde a idade do primeiro ciclo, pelo que a pista está dotada de condições para o desenvolvimento do ciclismo de iniciação (formação)”, refere o comunicado da Câmara.

Como o BMX e o XCO estão em “franco crescimento a nível internacional, sobretudo desde que obtiveram o estatuto de modalidade olímpica”, Anadia espera que as duas infraestruturas potenciem “de forma decisiva, o desenvolvimento e a promoção” das modalidades em Portugal.

As duas pistas foram construídas de acordo com as normas constantes no Guia Técnico da União Ciclista Internacional (UCI), reforçando assim a candidatura do Centro de Alto Rendimento de Anadia – Sangalhos a centro satélite do Centro Mundial de Ciclismo da UCI.

Já o CCAT está integrado no edifício que serve de base às rampas, construído na pista de BMX, em Sangalhos, como complemento às atividades já desenvolvidas neste equipamento, sendo composto por um hall, instalações sanitárias, uma sala de formação e um espaço amplo destinado a sala de Avaliação e Controlo e Laboratório | Gabinete.

A” entrada em funcionamento destes equipamentos vai colocar Portugal e o concelho de Anadia na rota dos melhores corredores e seleções, reforçando assim a afirmação” como “município do Desporto, uma vez que, um dos propósitos fundamentais do atual executivo camarário é fomentar a prática desportiva.”

Artigos relacionados

Objetivo é ser Centro Satélite do Centro Mundial de Ciclismo

Anadia traça prioridades para 2019 com capacidade de investimento

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780