PCP exige que o balcão da CGD na Gafanha da Nazaré não seja encerrado

838
CGD.
Comercio 780

A Comissão Concelhia de Ílhavo do Partido Comunista Português recebeu a notícia do encerramento com profunda preocupação. Sendo este mais um encerramento de uma agência bancária na Gafanha da Nazaré, que priva os seus cidadãos do acesso a um serviço fundamental, este em particular é efectivado pelo banco público, que deve ter a obrigação de desempenhar um papel de proximidade para com a população.

Este encerramento é ainda mais incompreensível quando se considera que a CGD anunciou lucros de 486 milhões de euros no primeiro semestre de 2022, não havendo qualquer sinal de desequilíbrios financeiros no banco público, antes pelo contrário.

Está em curso um processo que visa transferir clientes e negócios rentáveis para a banca privada, não apenas na Gafanha da Nazaré, mas também em mais 22 balcões em Portugal até ao dia 26 de Agosto. A isto soma-se também o encerramento de mais de 300 agências nos últimos 10 anos, tal como a redução de 3300 trabalhadores no mesmo período.

Deste modo, o que o PCP exige é travar este processo de encerramento e degradação da qualidade de um serviço que é público, tal como reverter o que até aqui foi feito. Para isso, é fundamental a intervenção do Estado nas linhas orientadoras da CGD, de modo a garantir que esta cumpre o seu objectivo público e que não seja desmembrada em favor da banca privada. O processo de capitalização da banca privada, que sofreu e sofre com as suas práticas especulativas e predatórias, não pode ser feito à custa da banca pública, nem do Estado, ou seja, dos portugueses.

A CGD deve cumprir um papel estratégico no país, servindo para satisfazer as necessidades sociais, apoiar a dinamização económica da sociedade e promover o desenvolvimento do país. Contudo, não é isso que se verifica neste momento.

O PCP expressa a sua solidariedade com a luta das populações e dos trabalhadores do sector e anuncia que irá chamar o Ministro das Finanças à Assembleia da República para questionar as orientações do Governo para a CGD.

Comissão Concelhia de Ílhavo do Partido Comunista Português

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.