“Palato Rico, Palato Pobre” – Comida para fazer em casa e alegrar os convivas

668
Cartaz.
Dreamweb 728×90 – Video I

Um livro de receitas classificadas por capítulos de produtos: “Frango do Campo”, “Pescada”, “Ovos”, “Leite”, “Arroz”, “Couve” e “Arroz”. Parece pouco atrativo? Pois então leiam as receitas e depois podem verificar como a simplicidade é sinónimo de criatividade e, especialmente, boa comida.

Por Virgílio Nogueiro Gomes *

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Eu tinha uma grande vontade de conhecer pessoalmente a Joana Barrios de que já era fã do programa Armário recentemente retransmitido na RTP2. Depois de ver o seu programa culinário tinha de a conhecer. Conhecia a Joana num almoço no Grémio Literário, conversa de dois minutos, mas queria mais. E aconteceu no local de comidas, onde tudo acontece, que é o MANJA. E pronto! Boa conversa e depois fiquei com mais vontade, ainda, de ver os seus programas. Nem sempre é fácil ter apresentadores cultos, divertidos e com surpresas permanentes. Os programas da Joana vão muito para além da culinária.

Quando surgiu o lançamento deste livro eu não teria podido perder! Vim a correr de outro evento, e tinha as minhas expectativas. A apresentação foi um desenvolver de surpresas: a Gaita de Foles, o Cante Alentejano, a entronização pelo Galo na Confraria da Cabidela, o folar doce de Olhão, e mesmo a chegada do Padeiro com pão para todos.

Mas vamos ao livro. É um livro de receitas classificadas por capítulos de produtos: “Frango do Campo”, “Pescada”, “Ovos”, “Leite”, “Arroz”, “Couve” e “Arroz”. Parece pouco atrativo? Pois então leiam as receitas e depois podem verificar como a simplicidade é sinónimo de criatividade e, especialmente, boa comida. Comida para fazer em casa e alegrar os convivas. É que a alegria, e alguma ironia, e humor são passados para a receita. Eu não consigo ler uma destas receitas sem estar a imaginar a Joana, a forma como se veste, o tom das suas falas, e a sua destreza culinária. É dos programas que mais me apetece ver até porque me deixam bem-disposto. A autora revela uma atitude permanente de descomplicação, como se parecesse um incentivo para os receosos irem para a cozinha. Mas o melhor das receitas são os textos que as precedem, terminando como um não fim com a receita para “Croutons”.

Paginação e fotos de qualidade. Talvez pudesse na próxima edição aumentar o tamanho da letra. Ainda a propósito eis o subtítulo do livro: “Um livro de receitas em conta, que o tempo não está para graças”.

Parabéns Joana e, meus caros leitores, comprem o livro que será sempre um bom presente de Natal.

* Gastrónomo. Artigo publicado originalmente aqui.  Mais informação sobre os livros de Joana Barrios.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.