Ovar: Um ano para a requalificação do bairro do SAAL

2856
Consignação da obra de requalificação do bairro do SAAL, Ovar.

“Um dia histórico e repleto de emoções”. É assim que a Câmara de Ovar dá conta da consignação da obra de reabilitação do bairro do SAAL, em Cortegaça, formalizada este domingo com a assinatura do contrato com o empreiteiro que ganhou o concurso público.

Adjudicada por 690 mil euros, a empreitada engloba 12 moradias, destinando-se “a melhorar as condições de habitabilidade”. Mais uma obra que integra o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Ovar.

Um conjunto de habitações “muito antigas que se foram degradando ao longo de quatro décadas, pelo que era imperiosa e urgente uma intervenção neste bairro”, refere uma nota de imprensa da edilidade vareira. Uma intervenção que permite “paralelamente, contribuir para melhorar a qualidade e a imagem do tecido urbano, ampliando a atratividade desta zona nobre da praia”.

O prazo de execução é de 366 dias, mas o líder da Câmara de Ovar, Salvador Malheiro, apelou ao empreiteiro para que seja possível fazer um esforço para os moradores passarem o Natal de 2020 nas suas casas novas. “Isso era de facto, a prenda que estas pessoas merecem há muitos, muitos anos”, disse o autarca,

Discurso direto

“Um dia de fortíssimas emoções. Sinto uma alegria enorme por ter a sorte de ser eu a estar aqui, hoje, e poder começar com esta obra. As minhas primeiras palavras são dirigidas aos vareiros da praia de Cortegaça, pela paciência que têm tido e por terem sabido esperar e agradecer por este momento. Fazemos um esforço muito grande para tentar fazer deste território, um território de igualdade para todos, porque todos merecem as condições mínimas de habitação, saúde, educação, ambiente… Naturalmente que, quem mais trabalha e se dedica, merece ser premiado, mas, na verdade, as condições de habitação destas pessoas do Bairro do SAAL, desde finais dos anos 70, não são dignas da pessoas humana” – Salvador Malheiro, presidente da Câmara de Ovar.

Obras previstas

Resolução de problemas de isolamento térmico, infiltrações, da substituição dos vãos com caixilharia para instalação de vidros duplos, execução de escadas novas, criação de uma casa de banho no piso 1, renovação das instalações elétricas e hidráulicas.

Artigo relacionado

Ovar / Habitação social: Adjudicada a reabilitação do bairro do SAAL

Publicidade, Serviços & Donativos