Ovar: PS reclama novamente uma Câmara mais “pró-ativa” na habitação e reabilitação urbana

1402
Concelho de Ovar..
Dreamweb 728×90 – Video I

A Câmara de Ovar “não está a ter sobre a questão da habitação e da reabilitação urbana a atitude pró-activa que se impõe”.

A crítica foi feita pelo vereador Artur Duarte (PS) durante a última reunião do executivo camarário em que retomou um assunto já objeto de anteriores intervenções.

“Estamos perante uma oportunidade única para promover a reabilitação do edificado no concelho de Ovar e resolver o problema da habitação; para isso o que esperamos deste executivo é que tudo façam e envolvam os meios necessários para que esta estratégia seja implementada quanto antes, esta é no nosso entender uma prioridade absoluta”, recomendou o eleito socialista numa declaração partilhada pelas redes sociais.

Não é conhecido ainda a verba com que o Ovar poderá contar para ocorrer às necessidades identificadas na sua Estratégia Local de Habitação (ELH) que são estimadas em 30 milhões de euros. “Algum financiamento e apoio a fundo perdido será disponibilizado, mas para isso é preciso fazer com competência o necessário trabalho de casa”, insistiu o vereador Artur Duarte.

Alguns dos edifícios a reabilitar ou a disponibilizar para o mercado de arrendamento pertencem a privados. Para o eleito do PS, tal motivo não deverá nem poderá ser um motivo para a Câmara se alhear ao problema. Antes deve constituir “um incentivo para os levar a aderir a estes programas, promovendo as necessárias reuniões com as pessoas que sejam identificadas como proprietários desses edifícios e propor medidas criativas como seja a garantia do aluguer dessas habitações por parte da Câmara, que depois os colocaria no mercado de arrendamento a preços controlados, que potenciem a adesão a estas medidas”.

A ELH de Ovar prevê no projeto inicial intervenções nos chamados edifícios das Luzes, bem como em blocos da Avenida D. Maria II e do Cadaval, em Válega, áreas que deverão ser alargadas nos contratos a celebrar com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).

Artigo relacionado

Ovar: Vereadores do PS pedem mais celeridade nas medidas de apoio à habitação

Publicidade, Serviços & Donativos