Ovar: Hospital passa a fazer cirurgias no canal lacrimal

799
Hospital Francisco Zagalo, Ovar.

O Hospital Dr. Francisco Zagalo, em Ovar, passou a realizar cirurgias no canal lacrimal, “uma nova resposta que reforça a atividade desenvolvida no Bloco Operatório desta unidade”,

Segundo um comunicado da administração hospital, a primeira intervenção ocorreu em novembro passadp.

A “DCR – Dacriocistorrinostomia endonasal” é feita em regime de ambulatório, sob anestesia geral, sem necessidade de internamento. O período de recuperação dura, em regra, entre sete e dez dias.

Um procedimento para “solucionar a obstrução das vias lacrimais, que se manifesta por lacrimejo persistente, secreções abundantes e por vezes infeção”, explicou a responsável médica do bloco operatório e serviços cirúrgicos de Ovar, Eulália Sá.

Nos adultos, esta obstrução pode ocorrer sem causa específica, sendo mais comum no sexo feminino, em pessoas com idade superior a 40 anos.

A DCR é a única forma de tratamento para este problema, consistindo em criar uma nova comunicação entre o saco lacrimal e a cavidade nasal, por via endoscópica, sem cicatriz visível.

Além de Eulália Sá (anestesiologista), a equipa que garante a cirurgia em Ovar é constituído por Carlos Saric (oftalmologista) e Gonçalo Mendes (otorrinolaringologista).

O bloco operatório de Ovar encontra-se em fase de obra de reabilitação/ampliação, com conclusão prevista para o final de 2023.

Discurso direto

“Há uma grande ilação a tirar com a realização desta nova cirurgia no nosso hospital: o Hospital de Ovar está alinhado com os objetivos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) de aumentar a sua produção e de dar resposta às necessidades da população que serve, numa lógica de proximidade” – Luís Miguel Ferreira, presidente do Conselho Diretivo.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.