Ovar com “excelente saúde financeira, mesmo num ano de excecional complexidade”

1973
25 de Abril de 2020, Ovar.

A Câmara de Ovar aprovou o ‘Relatório de Gestão e Contas’ de 2020, que segue agora para discussão e votação na Assembleia Municipal. Segundo uma nota de imprensa da maioria PSD, o documento “comprova que Ovar continua a gozar de uma excelente saúde financeira, mesmo num ano de excecional complexidade”, atendendo que o “combate à pandemia da doença Covid-19 foi prioritário”.

A Câmara refere que o município “continua a gozar de uma excelente saúde financeira”, exemplificando com o saldo do exercício é superior a 4 milhões de euros e o saldo de gerência passou de 7,5 milhões para 11,5 milhões de euros. Os indicadores de liquidez, rentabilidade, autonomia e estrutura financeira “continuam muito robustos e aumentaram de forma generalizada relativamente ao ano transato”, garante a presidência.

Para Salvador Malheiro, Ovar é “um município de média dimensão dos mais competitivos de Portugal, como o demonstram vários estudos independentes”, fazendo “uma trajetória convergente aos territórios mais desenvolvidos do país”.

O concelho continua também “a posicionar-se” como dos “mais competitivos na captação de investimento público e privado, na procura turística e na fixação de população jovem.”

Destaques da avaliação da presidência

» “No município de Ovar, temos hoje um PIB da ordem dos 2 mil milhões de euros o que representa 1% do PIB nacional, quando a nossa população representa apenas 0,5% da população portuguesa, o que reflete com factos, um tecido empresarial extremamente empreendedor, resiliente e visionário”;

» O exercício do poder autárquico revela-se para o edil vareiro muita vezes “um complexo processo de gestão de frustrações, tamanha é a nossa vontade de agir, concretizar e fazer acontecer no sentido de melhorar a qualidade de vida dos nossos concidadãos”, atendendo aos “constrangimentos, burocracias, processos administrativos que temos de vencer, sempre dentro do enquadramento legal vigente”;

» O ano de 2020 foi “um ano de muitos constrangimentos”, revelando, no entanto que “muita foi a obra concluída”, assim como “muita foi a obra lançada (…) planeada e projetada. Muitas foram as famílias ajudadas e confortadas. Muitos foram os sonhos concretizados.”

Publicidade, Serviços & Donativos