Aveiro: Comentário do BE a anúncio de um hotel para antiga lota

2078
Bloco de Esquerda.

O candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Aveiro reagiu ao anúncio da construção de um hotel para a zona da antiga lota e à construção de um projeto privado de habitação a custos controlados em Aradas, depois da rejeição de um projeto público para terrenos junto ao viaduto de Esgueira.

“A construção de um hotel na zona da antiga local e o deslocar da classe média para a periferia da cidade é o retrato perfeito da governação de Ribau Esteves”, considerou Nelson Peralta. “Aliás, é cada vez mais claro que o estacionamento subterrâneo no Rossio vai ser feito apenas para servir estes novos hotéis. São dinheiros públicos que em nada beneficiam a generalidade da população. A candidatura do Bloco de Esquerda assume o compromisso que tudo fará para que o estacionamento no Rossio não seja construído”, defendeu.

“Agora também ficaram claros os motivos para a disputa da propriedade dos terrenos públicos da lota. Riba Esteves quer a transferência gratuita do porto de Aveiro para a autarquia. Mas afinal é apenas para entregar os terrenos a privados para construção de luxo e um hotel. Para o Bloco, em primeiro lugar, há que respeitar os limites da área – nomeadamente os riscos das alterações climáticas – e, como tal, ter vastas não construídas, áreas de usufruto público e de jardim. Na pouca construção que ali se fizer, deve-se garantir habitação pública a custos controlados e infraestruturas de interesse público. Não faz qualquer sentido pegar num terreno público e entrega-lo à especulação imobiliária, puxando assim para cima o preço de toda a habitação em Aveiro. Isso é garantir lucros fantásticos a uma pequena elite à custa da vida de todos em Aveiro. Esta é a discussão que interessa sobre aqueles terrenos públicos. E, da parte da candidatura do Bloco, deixamos a garantia de que aqueles terrenos serão usados para o interesse coletivo”, referiu o candidato bloquista.

Sobre o projeto de 288 apartamentos privados a custos controlados em Aradas, o candidato Nelson Peralta também deixou críticas. “É um erro do ponto de vista de planeamento urbanístico. É construir prédios de tipologia de cidade, mas na sua periferia. Isto numa zona com poucos transportes e quando há tanto espaço na cidade. Mas é novamente o retrato da governação de Ribau Esteves: a classe média deve ser expulsa do centro da cidade para dar lugar à especulação imobiliária. Aliás, foi por isso que Ribau Esteves ameaçou não autorizar o investimento público de 65 apartamentos a custos controlados junto ao viaduto de Esgueira”.

“Mas este projeto privado em Aradas é também um erro do ponto de vista das políticas de habitação. É entregar dinheiro público a um construtor privado para que este construa e venda apartamentos a custos controlados, mas que daqui a 5 anos podem ser revendidos a preços normais de mercado. Este projeto não baixa o preço da habitação em Aveiro. O Bloco propõe um programa de habitação pública a custos controlados, destinado à classe média e que – por essa via – baixe os preços de todo o mercado habitacional em Aveiro. Propomos ainda que, nas novas construções de grandes dimensões, 25% dos apartamentos sejam obrigatoriamente disponibilizados em regime de arrendamento a custos controlados”, defendeu Nelson Peralta.

“O projeto de Aradas é uma resposta de Ribau Esteves ao Bloco de Esquerda. Aliás, o próprio fez questão de o demonstrar na apresentação do projeto. Mas é uma resposta ridícula que em nada beneficia os aveirenses. Ribau Esteves andou estes anos a vender terrenos públicos para a especulação imobiliária. Contou sempre com o voto favorável do PS. Mas não conta com o Bloco para promover habitação mais cara em Aveiro. O Bloco assume-se como a alternativa que está ao lado do interesse das pessoas em Aveiro, com políticas para baixar o preço da habitação no concelho”, concluiu Nelson Peralta.

Bloco de Esquerda de Aveiro.

Publicidade, Serviços & Donativos