Ovar: Classificação da olaria ‘Caco’ como monumento municipal em consulta pública

3302
Forno da olaria "O Caco", Ovar.

O município de Ovar colocou em marcha a classificação de monumento de interesse municipal da olaria ‘Caco’, na Avenida da Régua, União das Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira Jusã, bem como da respetiva zona de proteção.

O anúncio de abertura do procedimento hoje publicado em Diário da República dá seguimento à deliberação tomada, por unanimidade, pelo executivo camarário em dezembro do ano passado.

Os interessados ficam com um prazo de 30 dias para se pronunciarem sobre a proposta, podendo apresentar reclamações “que tenham por objeto a ilegalidade ou inutilidade da classificação, a constituição da servidão ou a sua excessiva onerosidade ou amplitude.”

A oficina de cerâmica ‘O Caco’ funcionou onde originalmente esteve a ‘Olaria do Alto de Saboga’, de Evaristo Estarreja. Possui um forno antigo considerado uma peça quase única da história da olaria tradicional.

Uma permuta permitiu a entrega do imóvel à autarquia, com os proprietários a receberem em troca uma parcela de terreno junto ao Centro de Saúde de Ovar.

Artigo relacionado

Município de Ovar vai preservar antiga olaria “O Caco”

Publicidade, Serviços & Donativos