Ovar: Autarquia aprova apoios para associativismo e Arte Xávega

1460
Pesca na praia do Furadouro (foto em etcetaljornal.pt).
Comercio 780

A Câmara de Ovar aprovou atribuir apoios ao associativismo desportivo e a pescadores da Arte Xávega.

As associações do concelho vão receber 691 mil euros. A verba resulta de 28 candidaturas ao Programa de Apoio ao Associativismo Desportivo, informa a edilidade.

512.293 euros são destinados a comparticipar a atividade regular, 76.516 euros para atividade pontual e 102.762 euros para ajudar em investimentos.

De acordo com a Câmara, “mantêm-se os pressupostos da época 2020/2021, que conduziram à majoração de 10% do valor de apoio à atividade regular, a que se soma, este ano, um incremento ao valor global de apoio de mais 5%.”

Entretanto, no âmbito do Regulamento de Apoio às Artes e Ofícios Tradicionais com Interesse Municipal (RAAOTIM), a autarquia deliberou atribuir a duas ‘companhas’ de pesca de Arte Xávega cerca de 59 mil euros.

Ajudas na “senda da sua valorização e promoção, salvaguardando as artes em risco de desvalorização ou desaparecimento no município de Ovar”.

Os apoios em causa contemplam a ‘companha “Jovem”, a operar na praia do Furadouro, e a “Buçaquinho”, que pesca na praia de Cortegaça (respetivamente 20.605 euros e 28.500 euros).

A proposta teve em conta que são as únicas atualmente ativas no município. A ajuda financeira “pretende ser um suporte às despesas de manutenção e desgaste natural das embarcações, para que possam prosseguir com a sua atividade, pela defesa dos valores do património social, turístico e cultural da identidade vareira”.

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.