Os melhores museus interativos no Porto

2874
Foto de Romain Kamin / Pexels.com.

Os museus estão recheados de arte, cultura e muita história. Visitá-los pode ser uma excelente forma de passar o seu tempo livre, mas sobretudo uma ótima oportunidade de aumentar os seus conhecimentos sobre o passado.

Com o desenvolvimento das tecnologias nos últimos anos, também os museus foram alvo de inovações, utilizando as mesmas para criarem experiências culturais interativas capazes de incentivar os seus visitantes.

São vários os museus no Porto já aderiram a esta nova prática, fazendo parte, na maioria dos indicados, do WOW – World of Wine – um projeto que tem como missão reforçar a oferta cultural e museológica da cidade, enaltecendo o seu potencial em áreas como o vinho, a indústria e o património.

Fique a conhecer alguns.

World of discoveries

Baseado nas odisseias portuguesas, este museu reconstrói a vivência dos navegadores que cruzaram os oceanos à descoberta do mundo desconhecido.
Aqui é possível fazer uma viagem interativa num barco e viver a história, sentir os cheiros, ter acesso a uma experiência sensorial que nos permite reconhecer ou recordar o papel importante que Portugal teve na descoberta do mundo.
Neste local, podemos ainda observar mapas de navegações e um mapa-mundo 4D que demonstra como parecia a Terra em determinados momentos da História.

The Wine Experience

Conhecida como a Capital do Vinho Português, tendo em conta a curta distância a que se encontra das famosas regiões vínicas, corresponde ao local mais adequado para vivenciar esta aventura.

Quer seja um apreciador amador ou um enófilo experiente, esta vai ser uma experiência que não vai querer perder.

Neste museu, conhecerá as condições em que o vinho cresce, o processo em que se passa da uva até ao copo e ainda poderá perceber qual o vinho indicado para cada tipo de pessoa ou ocasião.

The Chocolate Story

Se é um amante de chocolate, este é o museu que irá querer visitar.
Com o objetivo de explicar às pessoas a história do cacau e proporcionar-lhes uma experiência que inclui uma verdadeira fábrica de chocolate, os anfitriões começam por descrever os primórdios do cacau, através da utilização de meios interativos e visuais, seguindo-se o retrato da evolução do marketing relacionado com o chocolate, havendo por fim a prova de chocolate na fábrica, onde é possível apreciar a confeção do mesmo em tempo real.

The Bridge Collection

Este museu versa sobre uma coleção de copos, taças e outros recipientes que remontam ao passado, sendo os mais antigos referentes ao ano 7000 a.C. Por trás de cada uma destas peças, há uma história que é contada através do ritual da bebida.
Este museu dá ênfase às Festas Greco-romanas e ao Deus do Vinho. Se é uma pessoa interessada em História e se gostaria de conjugar o conhecimento e a sabedoria com a experiência interativa de poder observar estes objetos, este museu é o ideal para si.

Planet Cork

Este museu enfatiza a qualidade de Portugal como maior produtor de cortiça do mundo. É aqui que poderá explorar todo o processo e as respetivas qualidades deste material, tendo acesso à demonstração do ato de descortiçamento dos sobreiros até à transformação das placas em rolhas de vinho e de espumante.
É um dos museus mais procurados por famílias com crianças devido à sua variada interatividade, que engloba uma réplica de um sobreiro enorme, os sons e imagens do ecossistema que o rodeiam.

Porto Fashion & Fabric Museum

Na visita a este museu deparar-se-á com uma apresentação sobre a importância da indústria têxtil para o desenvolvimento da zona Norte do país, mas também para o crescimento da economia nacional.
Através de uma explicação cronológica que conta o passado, reflete sobre o presente e indaga sobre o que será o futuro deste setor, demonstram a crescida importância que a qualidade e a sustentabilidade irão assumir.
Este museu coloca ainda em destaque a arte da filigrana, o calçado nacional e a moda portuguesa, de modo a sintetizar o que marcou a moda em Portugal desde os anos 80 até à atualidade.

Pink Palace experience

Neste espaço, que valoriza a estética e lifestyle, poderá provar cinco estilos de vinho Rosé diferentes, sendo ainda possível mergulhar numa piscina de bolas cor-de-rosa ou até entrar num famoso Cadillac, ao estilo de Hollywood.
É o lugar perfeito para tirar fotografias memoráveis e partilhá-las nas redes sociais.

Porto Region Across The Ages

Este é um ótimo ponto de partida para ficar a conhecer melhor a cidade do Porto, aprendendo sobre o seu património histórico e cultural.
Para isso, pode contar com uma sala de cinema, um espetáculo de vídeo mapping e uma réplica de um elétrico em tamanho real, caraterizando a região e o povo que nela habita.

Publicidade, serviços e donativos

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços em NotíciasdeAveiro.pt.

Aceder a plataforma online.

O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação não jornalística como é o caso deste artigo »» ler estatuto editorial.

Comercio 780