Os Médicos são os Guardiões dos doentes

541
Saúde (imagem gráfica).
Dreamweb 728×90 – Video I

A Saúde determina o bem-estar de um país. Compete ao Estado garantir a prestação de cuidados de qualidade a todos os portugueses.

Por Carla Araújo *

Os Médicos são os Guardiões dos doentes. O caminho não pode ser a dependência das horas extraordinárias, disruptivas e com impacto na segurança clínica.

O Sistema de Saúde tem que deixar de estar centrado no Serviço de Urgência. Existem inúmeras soluções de gestão, com resultados eficazes na ACESSIBILIDADE a consultas, realização de exames complementares de diagnóstico e cirurgias.

Os Serviços de Urgência em Portugal são espaços físicos sobrelotados, com compromisso na HUMANIZAÇÃO de cuidados. As equipas subdimensionadas estão em esforço e sobrecarregadas. Os doentes e as suas famílias sofrem diariamente as consequências das falhas do sistema.

É urgente encontrar sinergias e pontes de diálogo entre os principais intervenientes da Saúde. O declínio do SNS tem que ser travado, sob pena de comprometer o nosso futuro enquanto NAÇÃO.

Não devemos ficar indiferentes. Acredito que com responsabilidade e sentido de missão uniremos VOZES e FORÇAS.

* Especialista em Medicina Interna e Candidata ao cargo de Diretora Geral da Saúde. Artigo publicado originalmente no site Healthenews.pt.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.