Os comportamentos mais típicos dos jogadores de Poker

1303
Comercio 780

Hoje podemos dizer que um dos desportos mais respeitados e admirados é o poker.

Um fenómeno que se espalha um pouco por todo o mundo. Seja na TV ou no mundo ‘online’ (uma tendência crescente em 2020), soma grandes eventos e enorme buzz!

Muita desta “febre” deve-se às recompensas financeiras e à realização de superar diferentes torneios e jogadores. Nada como a vitória e o crescimento pessoal de partida em partida.

Por outro lado, este sentimento de realização só mostra que o poker é um desporto extremamente competitivo e que para conseguir singrar é preciso aprender, conhecer inúmeras regras, estratégias e estilos de jogos. Isto porque cada partida traz diferentes surpresas!

Contudo, é um desporto que não deixa para trás os jogadores ainda que estes sejam iniciantes. Para isso muito ajudam os tutoriais de como jogar ou os glossários com os termos próprios da modalidade.

Quer isto então dizer que com um pouco de estudo e prática é possível iniciar uma carreira ainda que amadora.

Além da teoria, conhecer os comportamentos dos jogadores é essencial para uma boa leitura de jogo. E é exatamente sobre esse tópico que incide este artigo. Quais são então os comportamentos que um novo jogador deve estar atento para conseguir superar os seus adversários.

Os 10 comportamentos mais típicos dos jogadores de Poker

1. Observar os olhos
Não é por acaso que muitos profissionais usam óculos escuros durante as partes, eles sabem que os olhos raramente mentem. Então, utilizam adereços para distrair a mesa.
Isto porque, durante a partida, é permitido tentar fazer perguntas sobre as mãos dos adversários, quando os olhos desviam… É porque algo está errado.
Por outro lado, ainda relacionado com a expressão ocular, muitos jogadores não conseguem deixar de olhar para as cartas. Sejam as suas ou da mesa, têm o hábito de estarem constantemente atentos para conseguir surpreender o adversário.

2. Expressão facial
Novamente, muitos profissionais tentam disfarçar a cara utilizando bonés, olhando para baixo. Esta manobra é para evitar o clássico “Poker Face”.
Contudo, há muitos jogadores que tentam estudar a cara do adversário com o objetivo de encontrar tiques nervosos até mesmo procurar características repetitivas, como um “tique” corporal.

3. O fraco é forte / O forte é fraco
Normalmente, esta regra aplica-se ao facto dos jogadores gostarem de ser atores e, quando têm uma mão monstruosa, tendem a parecer desinteressados. Alternativamente, um jogador que aumenta o nível da sua voz enquanto aumenta o pote e tenta parecer intimidador… pode estar a cair no bluff.
No fundo, tudo isto é uma manobra, um assumir de uma personagem durante a partida para despistar os adversários. Por isso, nada como estar atento a detalhes comunicativos.

4. Ansiedade
A ansiedade geralmente ocorre quando os jogadores estão a ser confrontados a antecipar o confronto numa próxima jogada.
Flexão de músculos, dilatação das pupilas, palpitações cardíacas ou garganta seca, no poker, quando alguém tem uma grande mão, normalmente quem está pronto para o confronto pode exibir algumas dessas características.
Por exemplo, durante um bluff, o jogador pode demonstrar ansiedade, mas se souber controlar as suas expressões corporais ou estados emocionais, fica mais próximo de fazer uma jogada genial ainda que não tenha uma boa mão.

5. Mãos trémulas
Além da ansiedade, quando um jogador tem as mãos a tremer, esse nervosismo pode representar uma grande mão ainda que dê sinal de ser fraca.

6. Fixar as fichas
É comum os jogadores olharem rapidamente para as suas fichas antes de realizar um Flop ou fazer um Call à mesa. Esta até pode ser uma reação inconsciente, mas é sinal de que o jogador pode estar a planear um ataque.

7. Olhar para a mão no Flop
À medida que a mesa avança e as cartas vão sendo reveladas pelo crupiê, é normal alguns jogadores espreitarem a sua mão. Normalmente, o jogador pode estar à procura de dar sinais e despistar o adversário ou simplesmente para fazer um check ao seu jogo.

8. Padrões de apostas repetitivas
Normalmente, um dos comportamentos mais reveladores é estudar a maneira como um jogador costuma apostar durante situações específicas. Por exemplo, estudar o comportamento em situações de Call ou Re-raise nas jogadas. Pode indicar a potencial força da mão do jogador.

9. Postura/Atitude Corporal
Alguns jogadores mostram mudanças óbvias na sua postura com base na atitude/orça da mão.
Por exemplo, quando os ombros caem/descaem pode significar que o jogador não está confiante (mão fraca). Por outro lado, quando um jogador está muito atento e sentado numa posição mais firme pode significar que está seguro e sente confiança na sua mão.
Outra denúncia de comportamento é quando um jogador que faz constantemente bluff, está sempre com uma postura atacante com o corpo sobre a mesa.

10.  Empilhar as fichas
Quando nos sentamos, nada como estar atento à forma como os jogadores empilham as suas fichas. Jogadores agressivos normalmente mantêm as stacks desorganizadas, enquanto jogadores conservadores mantêm as stacks bem organizados.

Surpreendido?

Na verdade, o poker tem por trás toda uma ciência que pode mudar de partida para partida. Contudo, uma boa leitura visual e atenção podem fazer a diferença. Por isso, estudar bem a linguagem corporal do poker é sempre uma vantagem. Além destes comportamentos, é possível encontrar outros comportamentos que deve ter atenção.

Por fim, lembre-se sempre de que no poker existem muitas contradições e exceções à regra. Além disso, profissionais experientes darão falsos avisos para enganar os jogadores. Por outras palavras, não se deixe levar facilmente!

O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação institucional ou não jornalística, nomeadamente o canal ‘Comunicados’, assim como informação útil, promoções comerciais ou inclusão de referências publicitárias, como é o caso deste artigo, utilizando os canais ‘Iniciativas’, ‘Roteiro’ e ‘Aveiro Work Point’ »» ler estatuto editorial

Publicidade, Serviços & Donativos