Oliveira do Bairro reforça hotspots para wifi pública

1277
Câmara Municipal de Oliveira do Bairro.

O município de Oliveira do Bairro anunciou hoje que irá proceder à instalação de pontos de acesso gratuito à internet sem fios (“hotspots”) nos principais centros urbanos espalhados pelas quatro freguesias do Concelho.

A decisão vem na sequência da aprovação de uma candidatura ao projeto WiFi4EU, da Comissão Europeia, que garantiu um apoio financeiro de 15.000 euros.

“Os locais que vão beneficiar do serviço de wifi gratuito serão brevemente comunicados pela autarquia de Oliveira do Bairro, sendo que serão contempladas todas as vilas e cidade do Concelho”, refere a nota de imprensa.

Duarte Novo, presidente da Câmara, adianta que o município está “a fazer um grande esforço no sentido de modernizar todos os serviços municipais e facilitar a relação do munícipe com a autarquia, apostando na comunicação digital e criando ferramentas on-line de aproximação e ligação entre pessoas, serviços e entidades.”

Acesso aos serviços e informação

O acesso gratuito à internet nos principais centros urbanos do Concelho pretende “facilitar e democratizar o acesso não só aos nossos serviços e informação disponibilizados e a disponibilizar on-line, mas também a todo um mundo de conhecimento acessível a todos”.

O programa WIFI4EU recebeu 13 mil candidaturas de municípios de todos os países da União Europeia, tendo sido aprovadas 2.800, entre as quais a de Oliveira do Bairro.

Ainda no mesmo âmbito, a autarquia instalou recentemente wifi na Biblioteca Municipal, dando resposta a uma pretensão já antiga dos seus utilizadores.

A autarquia está a trabalhar para melhorar os “hotspots” já existentes em espaços públicos exteriores na cidade de Oliveira do Bairro, localizados nas zonas da Capela do Sr. dos Aflitos, parque infantil junto à antiga Escola Primária e Capela de S. Sebastião, todos na Alameda da Cidade. Para além desses locais, existem ainda pontos de acessos à internet sem fios no edifício dos Paços do Concelho (Câmara Municipal) e junto ao Pavilhão e Piscinas Municipais, no Parque Desportivo da cidade.

Para acederem à internet nestes locais, os utilizadores apenas têm que aceitar os termos de utilização da rede wifiCMOLB, de cada vez que acedem ao serviço.

Comercio 780