Oliveira do Bairro: formação gratuita para cuidadores formais de idosos

429

Terminou no passado dia 4 de julho o programa de formação gratuita para cuidadores formais de idosos, promovido pelo Município de Oliveira do Bairro, em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade Cubo Mágico da Saúde.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Nesta quarta edição do projeto psicoeducativo “(IN)Formar para Cuidar”, a formação foi dada a colaboradoras da IPSS Recanto da Natureza, localizada na Palhaça, tendo uma das sessões contado com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro.

Foram realizadas cinco sessões, que abordaram as temáticas do envelhecimento patológico / envelhecimento normal, estratégias de comunicação com a pessoa idosa, prevenção da violência, prevenção de úlceras de pressão, mobilizações e posicionamentos, primeiros socorros geriátricos, gestão de afetos na idade avançada e técnicas de relaxamento.

O balanço foi feito por Lília Ana Águas, Vereadora da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e responsável pelos pelouros da Idade Maior, Coesão Social e Saúde, que valorizou “o feedback bastante positivo que nos foi dado pela instituição e pelos participantes”, reconhecendo “a importância do conhecimento que foi transmitido para o bem-estar, não só dos utentes, mas também dos profissionais-cuidadores”.

Os objetivos do programa, ainda de acordo com a autarca, passam por “capacitar os cuidadores formais, de todas as IPSS do concelho, de conhecimentos no âmbito da prestação de cuidados de saúde à população mais vulnerável, de forma a potenciar o seu bem-estar, e alertar para comportamentos que podem constituir-se como potenciais riscos para a saúde destas pessoas”.
As IPSS que receberam esta formação nas três primeiras edições foram a SóBustos, o Centro Social de Oiã e a Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia do Concelho de Oliveira do Bairro.

Em paralelo, o projeto tem também uma vertente dedicada aos cuidadores informais, que passou, nas três primeiras edições, por formação igualmente gratuita e que evoluiu para um grupo de ajuda mútua, que reúne mensalmente na primeira terça-feira de cada mês, entre as 14h30 e as 16h00, no Centro de Saúde de Oliveira do Bairro.

Sobre a criação deste grupo, denominado “Cuidar de Mim”, Lília Ana Águas caracterizou-o como “um espaço de suporte emocional, em que as temáticas abordadas foram discutidas com os cuidadores participantes logo no primeiro encontro, de forma a adaptarmos os conteúdos e as dinâmicas às suas necessidades”.
Os interessados nesta iniciativa podem inscrever-se através dos serviços de Ação Social e Idade Maior da autarquia bairradina.

De recordar que a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro foi distinguida em 2022 e 2023, pela “Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais”, como um dos municípios portugueses “que adotam as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais”, precisamente pela implementação do projeto “(IN)Formar para Cuidar”.

Câmara de Oliveira do Bairro

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.