Oliveira do Bairro é finalista do European Mobility Week (EMW) Awards

215
Oliveira do Bairro.

Oliveira do Bairro é uma das três cidades finalistas dos European Mobility Week (EMW) Awards, anunciou a autarquia local.

O município bairradino foi selecionado pela Comissão Europeia na categoria de menos de 50.000 habitantes pela organização da Semana Europeia da Mobilidade que teve como lema “Mix&Move 2018”.

O vencedor será anunciado a 21 de março, durante cerimónia de entrega de prémios, que irá decorrer em Bruxelas (Bélgica).

Na categoria de “Small Cities”, Oliveira do Bairro irá disputar o troféu com as cidades de Karditsa (Grécia) e Lindau (Alemanha). Na outra categoria deste prémio, para cidades com mais de 50.000 habitantes, Lisboa é uma das três finalistas. Importa salientar que participaram na European Mobility Week (Semana Europeia da Mobilidade) de 2018, cerca de 2.800 cidades e vilas de toda a Europa, tornando a edição deste ano na mais participada de sempre.

A Comissão Europeia justificou a nomeação de Oliveira do Bairro pela “quantidade de medidas permanentes implementadas no âmbito da mobilidade e pelas parcerias efetivas concretizadas com entidades locais”.

Jorge Pato, vice-presidente da Câmara de Oliveira do Bairro, entidade promotora do ‘Mix&Move’, citado em nota de imprensa municipal, mostrou-se “muito feliz com esta notícia, que enche de orgulho todos os oliveirenses, demonstrando que organizámos uma das três melhores semanas da mobilidade em toda a Europa, na nossa categoria”.

Para o autarca, “é também o reconhecimento de um trabalho conjunto do município, com todas as entidades que se associaram à iniciativa e cada um dos munícipes que participaram nas atividades”.

“Mix&Move Oliveira do Bairro” foi a marca que o município criou em 2018 para celebrar a Semana Europeia da Mobilidade com dezenas de atividades de âmbito ambiental, lúdico, desportivo e pedagógico.

A ‘Caminhada Solidária Noturna’, a 22 de setembro, Dia Europeu Sem Carros, juntou mais de 4.000 pessoas, foi o ponto alto de um programa, que contou ainda com cicloturismo, jogos sem fronteiras, concertos, cinema, provas desportivas, desfile de moda, workshops e muita animação. Destaque também para o workshop sobre ‘Mobilidade, Ambiente e Cidadania’, com Myriam Lopes, da Universidade de Aveiro, que levou mais de 400 jovens ao auditório do Quartel das Artes Dr. Alípio Sol.

Criados em 2002, os European Mobility Week (EMW) Awards são organizados anualmente com o propósito de premiar as autoridades locais que tenham desenvolvido políticas, atividades e boas práticas no sentido de melhorar a mobilidade urbana, torná-la mais sustentável e amiga do ambiente.

Publicidade, Serviços & Donativos