Oliveira do Bairro candidata ao PRR criação de Centro Tecnológico Especializado (CET) na área industrial

926
IPB.
Comercio 780

A Câmara de Oliveira do Bairro e a Fundação Comendador Almeida Roque estão a colaborar para a instalação de um Centro Tecnológico Especializado (CET) na área industrial para dar formação no concelho.

As duas entidades celebraram um protocolo para preparar a candidatura a apresentar pelo Instituto Profissional da Bairrada (IPB), propriedade da Fundação Almeida Roque, a financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência.

Segundo um comunicado, a cooperação no âmbito da criação do CET Industrial para apoiar os cursos de Técnico/a Manutenção Industrial – Eletromecânica, Técnico/a de Eletrónica, Automação e Comando, Técnico/a de Mecatrónica Automóvel, Técnico/a Reparação e Pintura de Carroçarias e Técnico/a de Mecatrónica de Motociclos.

O IPB, com sede no concelho bairradino, pretende “entre outros benefícios, reequipar e robustecer a sua infraestrutura tecnológica, através da instalação ou modernização de espaços e equipamentos, amplificando a sua capacidade.”

O protocolo de colaboração, que já foi aprovado pela autarquia, leva em conta que o IPB é “escola de referência empresarial”, tendo iniciado a sua atividade letiva a 22 de setembro de 2014. No ano letivo 2022/2023 conta com 150 alunos, provenientes de 11 concelhos.

“Destacamos a relevância desta parceria para aumentar substancialmente a probabilidade de sucesso da candidatura do IPB, reconhecendo que se trata também de uma oportunidade importante de potenciarmos uma estrutura com impacto direto na formação e educação dos jovens, mas também no desenvolvimento económico e social do concelho e do país, através da formação de profissionais bem preparados e qualificados, em áreas necessitadas de mão-de-obra especializada” – Lília Ana Águas, Vereadora da Educação da autarquia.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.